Evanilson pronto para a pré-temporada

FC Porto Evanilson pronto para a pré-temporada

NACIONAL17.06.202310:14

As lágrimas de tristeza na final da Taça de Portugal deram lugar ao sorriso nas férias. Evanilson saiu lesionado na coxa direita e temeu o pior, depois de um ano dominado por muitos problemas físicos. Em descanso, mas a respeitar tratamento no seu país, o ponta de lança brasileiro vai apresentar-se na pré-época, na primeira semana de julho, em pleno, na esperança de que mais nenhum obstáculo se intrometa na sua afirmação no ataque portista.

Por agora, goza de um quadro de tranquilidade a todos os níveis, até o que respeita ao futuro, que passa pelo FC Porto. No defeso do ano passado, o nome de Evanilson foi muito badalado no mercado e falou-se mesmo de uma proposta elevadíssima que fez a SAD vacilar. Ao Porto Canal, Pinto da Costa sobre o caso, deu a entender, sem citar o nome do clube, que a oferta se situaria na casa dos €60 milhões, ainda assim a uma certa distância da cláusula de rescisão de Evanilson, que é de € 100 milhões. «Tivemos, e posso prová-lo, uma oferta de 60 milhões de euros por um jogador e eu não aceitei. Se chegar aqui um clube e der 80 ou 100 milhões pela cláusula, não temos de pensar ou decidir, agora, a única garantia que posso dar ao treinador é que daqueles que fazem parte do grupo forte da equipa nenhum sairá abaixo da cláusula de rescisão.»
Evanilson faz parte deste grupo e como recompensa por ter mantido a discrição quando o seu nome estava em todo o lado nos jornais, o ponta de lança de 23 anos viu o seu contrato reforçado no tempo, passando a ser válido até junho de 2027.

«Estou muito feliz por poder assinar esta renovação. O FC Porto é um clube que me fez evoluir muito até aqui. É muito gratificante por tudo o que fizeram por mim e agora quero fazer de tudo para contribuir em campo e continuar a dar felicidade ao nosso clube e aos nossos adeptos. Na temporada passada tive bons números e a nossa equipa esteve muito bem. Espero continuar a fazer golos e a ajudar a equipa e, principalmente, ser campeão. É isso que desejamos», disse, na altura em que renovou. Estava longe de imaginar que não iria ter a época promissora que esperava, apesar de ter conhecido um arranque fortíssimo ao lado de Mehdi Taremi, com golos e assistências em catadupa.


Quer pulverizar registos
Evanilson estará em condições otimizadas para o arranque dos trabalhos de pré-época do FC Porto, e, espera o brasileiro, reabilitado emocionalmente para repetir ou superar o que fez em 2021/2022: 21 golos e cinco assistências.

Na temporada passada, ficou-se pelos 10 remates certeiros e sete passes para golo, ainda assim um registo respeitável olhando para os azares físicos que somou. Para 2023/2024, o ponta de lança projeta não só voltar mais sólido, como procurará desafiar os melhores registos da carreira.