Euro-2024: Portugal pode apurar-se já hoje (e não é o único)
Portugal pode conseguir apuramento mais rápido de sempre da sua história (Foto: IMAGO/Maciej Rogowski)

ANTEVISÃO Euro-2024: Portugal pode apurar-se já hoje (e não é o único)

FUTEBOL13.10.202308:15

Passaporte para a Alemanha depende de uma vitória sobre a Eslováquia (ou de um empate, se o Luxemburgo perder); França também pode garantir lugar, tal como o vencedor do Áustria-Bélgica

Grupo J

Portugal-Eslováquia

A Seleção pode garantir já hoje presença no Europeu da Alemanha, se ganhar à Eslováquia ou se empatar e o Luxemburgo sair derrotado da Islândia. A confirmar-se, será a qualificação mais rápida de sempre da Equipa das Quinas.

O conjunto de Roberto Martínez lidera o Grupo J, com um percurso imaculado: cinco vitórias em cinco jogos (Liechtenstein, 4-0; Luxemburgo, 6-0; Bósnia Herzegovina, 3-0; Islândia, 1-0; Eslováquia, 1-0; e Luxemburgo, 9-0). A Eslováquia (com o boavisteiro Bozenik) está na vice-liderança, com 13 pontos.

Portugal nunca perdeu com a Eslováquia (quatro vitórias e um empate) e pode aproveitar o encontro com o segundo classificado para promover a estreia do médio João Neves, do Benfica.

Islândia-Luxemburgo

Na 5.ª posição do grupo, em igualdade pontual com a Bósnia Herzegovina (6), a Islândia recebe o Luxemburgo (3.º, 10 pontos), que está a uma vitória do 2.º lugar, ocupado pela Eslováquia, adversário de Portugal. 

Para alimentar o sonho de estrear-se em fases finais de Europeus, o Luxemburgo tem de fazer o que só fez uma vez na história de duelos entre as duas equipas: ganhar. Aconteceu nesta qualificação (3-1), após sete encontros (de cariz oficial e particular) sem êxito (quatro derrotas e três empates).

Liechtenstein-Bósnia Herzegovina

Com os mesmos pontos da Islândia, mas tarefa mais fácil, está a Bósnia Herzegovina, que visita o lanterna vermelha Liechtenstein (sem pontos), depois de ter saído derrotada da Islândia (0-1).

No histórico de duelos entre as formações, o Liechtenstein só não perdeu um dos nove encontros. Empatou (0-0).

Grupo F

Áustria-Bélgica

No confronto desta sexta-feira entre Áustria e Bélgica, que partilham a liderança do Grupo F, com 13 pontos, está em jogo o passaporte para a fase final do Europeu: quem ganhar está apurado.  

Ainda que a história seja favorável à equipa de Ralf Rangnick – nove vitórias, duas derrotas e quatro empates –, a última partida entre as duas seleções acabou empatada, 1-1, com golos do austríaco Gregoritsch e do belga Lukaku, melhor goleador (8) da fase de qualificação.

Estónia-Azerbaijão

Duelo do fundo da tabela entre duas equipas que tiveram num empate o melhor resultado da sua campanha (o Azerbaijão tem menos um jogo) e, por isso, com poucas aspirações.

Dos nove confrontos já realizados, apenas um oficial (nesta fase de qualificação, 1-1), saldo positivo para a Estónia: três vitórias, cinco empates e uma derrota.

Grupo B

Países Baixos-França

No topo do grupo B, com cinco vitórias em cinco jogos, França pode qualificar-se já hoje. O apuramento está à distância de uma vitória sobre os Países Baixos – e até o empate pode bastar se a Grécia perder com a Irlanda.

Na ronda inaugural do Grupo B, os bleus impuseram pesada derrota aos neerlandeses, goleando por 4-0. Os dois conjuntos já se defrontaram 29 vezes: 14 triunfos para França e 11 para os Países Baixos. 

Irlanda-Grécia

Com apenas uma vitória no grupo B (3-0 a Gibraltar), a Irlanda chega com duas derrotas seguidas (França, 0-2, e Países Baixos, 1-2) ao desafio com Grécia, adversário ao qual nunca ganhou (três derrotas e um empate).

A equipa helénica, com 9 pontos, espreita a possibilidade de ascender aos lugares de qualificação, num eventual deslize dos Países Baixos, que têm os mesmos pontos – no entanto os neerlandeses têm menos um encontro disputado.