Euro-2024: duelo de benfiquistas pela liderança isolada
Petar Musa ao serviço da seleção croata (Foto: IMAGO)

Antevisão Euro-2024: duelo de benfiquistas pela liderança isolada

FUTEBOL12.10.202308:15

Disputam-se esta quinta-feira oito jogos de qualificação para o Euro-2024, com destaque para o Croácia-Turquia, que põe frente a frente os jogadores encarnados Musa e Kokçu, e para o Espanha-Escócia

Grupo D

Croácia-Turquia

O jogo grande do Grupo D coloca frente a frente dois jogadores do Benfica: Petar Musa e Orkun Kokçu. O avançado croata e o médio turco, companheiros de equipa na Luz, estarão em lados opostos da barricada, competindo pela liderança isolada do grupo D. 

O favoritismo recai sobre o conjunto do ponta de lança encarnado, como de resto espelha o histórico de confrontos. Ainda que a maioria dos duelos tenha terminado com um empate (6), a Croácia ganhou quatro jogos e só perdeu um diante dos turcos.

Letónia-Arménia

Depois de derrotar a Letónia (1-2) em junho, a Arménia reencontra o lanterna vermelha do Grupo D pela segunda vez na história. 

Frente a uma equipa que ainda não pontuou (e já sem hipótese de apuramento), o encontro afigura-se mais acessível para os arménios (7 pontos), que espreitam um lugar no topo da tabela, aproveitando o duelo de líderes entre Croácia e Turquia (10 pontos).

Grupo A

Espanha-Escócia

A imparável Escócia, isoladíssima no topo do Grupo A (15 pontos), pode garantir já esta quinta-feira a qualificação para o Euro-2024, caso vença Espanha (de Abel Ruiz, do SC Braga), segunda classificada (9 pontos, menos um jogo).

A seleção de McTominay, segundo melhor marcador do apuramento (6 golos), atrás de Lukaku (8), só tem vitórias nos cinco jogos disputados. Já a única derrota da 'Roja' aconteceu... frente à Escócia, que em duelos com os espanhóis até ao presente tem saldo negativo: venceu por quatro vezes, empatou outras quatro e perdeu seis.

Chipre-Noruega

A Noruega, do benfiquista Aursnes, tem tarefa fácil na visita a Chipre, podendo aproveitar um deslize de Espanha com a Escócia para chegar aos lugares de apuramento (à condição, já que os espanhóis têm uma partida a menos).

A história dos resultados reflete a disparidade entre as seleções cipriota e nórdica: em 12 embates, 12 vitórias para o conjunto de Haaland e companhia.

Grupo E

Albânia-Rep. Checa

Após o anterior confronto entre as duas seleções ter acabado empatado (1-1), a Rep. Checa, que tem à disposição o lateral-esquerdo do Benfica Jurásek, tenta hoje o assalto à liderança, ocupada pela Albânia.

A Albânia (entre os convocados está o central Enea Mihaj, do Famalicão) lidera o Grupo E, com 10 pontos, à frente da Rep. Checa e da Moldávia (8), contudo os checos têm menos uma partida disputada.

Ilhas Faroé-Polónia

Com apenas um ponto na fase de qualificação (empate com a Moldávia), as Ilhas Faroé recebem a favorita Polónia, liderada por Michal Probierz (depois da saída de Fernando Santos).

A grande figura da seleção polaca, Robert Lewandowski, sofreu um estiramento no tornozelo esquerdo frente ao FC Porto e não será opção para o desafio.

Grupo I

Andorra-Kosovo

Duelo do fundo da tabela, os andorrenhos (2 pontos) recebem os kosovares (4 pontos) para tentarem colocar um ponto final no ciclo negativo que atravessam.

As duas formações apenas se defrontaram uma vez, precisamente nesta qualificação: o encontro disputado em março terminou empatado a uma bola.

Bielorrússia-Roménia

A Roménia reúne favoritismo antes do duelo com a Bielorrússia, continuando invicta na fase de qualificação: três vitórias e três empates.

Os bielorrussos já não vencem há dois jogos (derrota com Israel, 0-1, e empate com Andorra, 0-0) e nunca bateram a Roménia (cinco derrotas e dois empates).

Tags: