Camarões Eto’o investigado por «corrupção agravada»
Foi dos melhores jogadores dos Camarões, é hoje presidente da federação e está a ser acusado de comportamentos impróprios, tendo a Confederação Africana de Futebol (CAF) aberto um inquérito.
«A CAF recebeu solicitações por escrito de várias partes interessadas no futebol camaronês para uma revisão e investigação sobre supostos comportamentos inadequados do Sr. Samuel Eto'o, presidente da Federação Camaronesa de Futebol ("FECAFOOT"). A CAF analisará tais solicitações de acordo com o Estatutos e Regulamentos atuais. Embora as alegações sejam bastante graves, o Sr. Samuel Eto'o é presumido inocente até que um tribunal apropriado decida o contrário. A CAF não fará mais anúncios enquanto a investigação estiver em andamento e emitirá declarações públicas somente quando o processo estiver concluído», pode ler no comunicado do organismo que rege o futebol no Continente africano.
Comunicação que levou a uma resposta do ex-avançado de Barcelona e Inter, através do seu representante: «Esta posição precipitada da CAF é tanto mais surpreendente quanto o facto de mencionar já ‘alegações graves’, ainda que, até à data, Samuel Eto’o não tenha sido notificado de nenhuma das acusações alegadamente deduzidas contra ele.»
Em causa, segundo a Imprensa local, estão acusações de «corrupção agravada» isto depois de terem sido publicadas gravações de uma conversa telefónica, realizadas no início de janeiro, com o presidente do Victoria United, Valentine Gwain, que reclama dos erros de um determinado árbitro. Eto’o terá assegurado uma reunião com o presidente do conselho de arbitragem e a «suspensão» do referido árbitro. O Victoria United acabou por se sagrar campeão da 2.ª divisão e subir ao escalão principal.