Estrela brilha na Europa 

E. Amadora Estrela brilha na Europa 

NACIONAL22.04.202309:57

A seis jornadas do final da Liga 2, o Estrela da Amadora ganha dimensão internacional, com um registo inigualável em Portugal e só ao alcance de um clube das chamadas Big 5. Olhando para as duas divisões superiores de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França, só o Le Havre, da Ligue 2 gaulesa, chega aos dias de hoje, tal como os tricolores, com uma só derrota no respetivo campeonato. O emblema da Reboleira caiu frente ao Torreense em outubro, na ronda 8 da Liga 2, acumulando desde então duas dezenas de jogos sem perder, um ciclo que alimenta o sonho de regressar à elite do futebol nacional. Um caminho promissor que Sérgio Vieira, o treinador, considera ser resultado de um esforço conjunto.


«A parte desportiva tem um mediatismo maior, entendo isso, mas não quero de forma alguma individualizar nem afirmar que a parte desportiva funciona de forma isolada. Nós, plantel, treinadores, staff, só funcionamos se a estrutura for forte e se os adeptos forem extremamente positivos», defende o técnico dos tricolores.

Mas Sérgio Vieira não deixa de frisar a importância dos jogadores do plantel com hábitos competitivos de 1.ª divisão, o que ajuda a contrabalançar a inexperiência do restante grupo.

«Há aqueles que já que estiveram no mais alto nível, casos, por exemplo, do Miguel Lopes, do Brígido, do Mansur, do Rui Correia, que acabam por ajudar os que chegaram de outras realidades, é importante», nota o treinador.  

Além do impressionante registo de invencibilidade, o Estrela ostenta também a defesa menos batida da Liga 2, com 25 golos sofridos em 28 jornadas, sendo igualmente a quarta menos batida dos escalões profissionais, apenas atrás de Benfica (17), FC Porto (19) e SC Braga (24). Mais um marco ao qual Sérgio Vieira reage com particular satisfação, considerando que estes dados estatísticos apenas atestam o bom trabalho que está a ser feito pelo plantel tricolor.

Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.