Eslováquia-Roménia: as contas vão mesmo fazer-se no fim
Seleção da Eslováquia surpreendeu logo na primeira jornada ao vencer a Bélgica (IMAGO / Jan Huebner)

ANTEVISÃO Eslováquia-Roménia: as contas vão mesmo fazer-se no fim

INTERNACIONAL26.06.202408:00

Eslovacos e romenos ocupam, respetivamente, o terceiro e primeiro lugar do Grupo E, no qual todas as equipas têm 3 pontos à entrada da última jornada da fase de grupos

O Grupo E do Euro 2024 não pára de surpreender e, à entrada para a última jornada, as 4 equipas que compõem o grupo estão todas empatadas com 3 pontos. É nestas circunstâncias que as surpreendentes seleções de Eslováquia e Roménia vão jogar no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, a partir das 17 horas desta quarta-feira.

O histórico

Eslováquia e Roménia são velhas conhecidas uma da outra. Ainda que a seleção romena tenha mais andança no que diz respeito à participação em Euros- já vai na sexta participação (1984, 1996, 2000, 2008, 2016, 2024), enquanto a Eslováquia vai apenas na terceira (2016, 2020, 2024)- estas duas equipas já registaram 11 encontros entre elas.

Aqui, o histórico é claramente superior para a Roménia, que em 11 jogos venceu a Eslováquia 5 vezes. A Eslováquia, por outro lado, venceu os romenos apenas uma vez, num amigável realizado em 1942. Romenos e eslovacos realizaram apenas quatro partidas de caráter oficial, nas qualificações para os Euros 1996 e 2000. Nestas quatro partidas, o melhor resultado que a Eslováquia obteve foi um nulo, em 1999, mas nesse mesmo ano registou-se o resultado mais desequilibrado entre ambas, com a Roménia a golear por 5-1.

Falando do percurso em Campeonatos da Europa, como já mencionado, a Roménia conta com mais participações (6) do que a Eslováquia (3). Ainda assim, não existem grandes diferenças no quão longe ambas conseguiram chegar na competição. Tanto Roménia como Eslováquia passaram da fase de grupos apenas uma vez. Os eslovácos ficaram pelos oitavos de final em 2016, enquanto os romenos foram eliminados nos quartos de final em 2000 (vale a pena realçar que, nessa altura, não existiam oitavos de final, pelo que as duas melhores equipas de cada grupo seguiam para os 'quartos').

Eslováquia

A Eslováquia não podia ter começado melhor este Euro 2024. Logo na primeira jornada, os comandados de Francesco Calzona protagonizaram uma das surpresas do torneio ao vencerem a Bélgica (1-0). Seguiu-se uma derrota por 2-1 contra a Ucrânia, num jogo onde os eslovacos até começaram a vencer.

Atualmente, a equipa de Calzona ocupa o terceiro lugar do grupo, devido ao diferença de golos inferior ao de Bélgica e Roménia. Nas contas para a passagem, os eslovacos precisam de vencer a Roménia para não precisarem de se agarrar à calculadora.

Vencendo a Roménia, os eslovacos poderiam até mesmo terminar na liderança do grupo, caso a Bélgica vencesse (devido à vantagem no confronto direto) ou empatasse contra a Ucrânia. Uma vitória ucraniana, por outro lado, tiraria à Eslováquia a possibilidade de terminar em primeiro lugar do grupo, mas a passagem estaria assegurada no segundo posto.

Com um empate, a qualificação também é possível, mas, neste caso, seria como um dos melhores terceiros lugares (a diferença de golos na permite ultrapassar a Roménia), o que já obrigaria a Eslováquia a fazer algumas contas visto que poderia ficar dependente do diferença de golos.

Roménia

A Roménia começou a fase de grupos da melhor forma ao vencer, tranquilamente, a Ucrânia por 3-0. O jogo seguinte, por outro lado, já não foi tão favorável para os romenos que acabaram por perder, por 2-0, frente à Bélgica.

No entanto, o conjunto de Edward Iordanescu chega a esta última jornada ocupando o primeiro lugar do Grupo E. As contas romenas acabam por ser menos complicadas: 'basta' evitar a derrota.

Uma vitória poderia deixar os romenos no primeiro lugar do grupo, caso a Bélgica não vencesse a Ucrânia. Se a os belgas vencerem essa partida, os romenos ficam em segundo lugar devido à desvantagem no confronto direto.

Já o empate, seria o suficiente para passar em segundo lugar independentemente do resultado entre Bélgica e Ucrânia.

Contudo, uma derrota contra a Eslováquia mudaria as contas. Neste cenário, os romenos teriam de rezar por uma vitória da Bélgica para terminarem em terceiro lugar do grupo e, talvez, terem a oportunidade de se classificarem como um dos melhores terceiros lugares.

O que disse Francesco Calzona, selecionador da Eslováquia: «A Roménia é uma equipa com muita qualidade. É um jogo difícil para nós, mas temos o nosso próprio estilo de jogo e não gosto de mudar o nosso estilo. Chegar aos oitavos de final seria um grande resultado e mereceríamos. Jogamos um bom futebol e tivemos uma grande fase de grupos. Confio na minha equipa e nos meus jogadores, vão fazer um grande jogo. Sabemos que estamos perante uma equipa muito forte e vamos dar o nosso melhor para fazer o nosso trabalho. Há mais pressão do que o habitual, mas estamos num Euro. Todos sabem que este jogo pode levar-nos à próxima fase. Mentalmente, será um desafio forte.»

Onze provável da Eslováquia: Martin Dubravka; David Hancko, Milan Skriniar, Denis Vavro, Peter Pekarik; Juraj Kucka, Stanislav Lobotka, Ondrej Duda; Lukas Haraslin, Róbert Bozenik, Ivan Schranz

O último onze da Eslováquia no jogo contra a Ucrânia (IMAGO / Revierfoto)

O que disse Edward Iordanescu, selecionador da Roménia: «Este é um momento histórico para a seleção nacional. Este é o melhor momento de nossas carreiras até agora, e temos paixão e senso de responsabilidade sobre isso. Esta equipa tem muita identidade. Redescobrimos nosso espírito: os adeptos viram isso.Para mim, a Eslováquia é uma das equipas mais bem organizadas neste torneio. Eles têm um plano claro, são equilibrados, têm experiência. O nosso objetivo é qualificar-nos. Queremos ganhar o grupo, terminar em primeiro. Mas o mais importante é a qualificação.»

Onze provável da Roménia: Florin Nita; Andrei Ratiu, Radu Dragusin, Andrei Burca, Nicusor Bancu; Marius Marin, Dennis Man, Razvan Marin, Nicolae Stanciu, Ianis Hagi; Denis Dragus

O último onze da Roménia na partida contra a Bélgica (IMAGO / DeFodi)