Em três anos de Abel, sabe quantos treinadores tiveram os rivais do Palmeiras?
Abel Ferreira está no Palmeiras há três anos (Foto: IMAGO/Fotoarena)
Foto: IMAGO

Em três anos de Abel, sabe quantos treinadores tiveram os rivais do Palmeiras?

INTERNACIONAL31.10.202310:45

Longevidade do técnico português é um caso de estudo no Brasil, como mostra a comparação com os rivais

Abel Ferreira e o Palmeiras celebram o terceiro aniversário de uma união rara no futebol, sobretudo no Brasil, e que já trouxe oito troféus ao clube: duas Taças Libertadores (2020 e 2021), um Campeonato brasileiro (2022), uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), dois Campeonatos Paulistas (2022 e 2023) e uma Supertaça do Brasil (2023). 

Para se perceber quão invulgar é a longevidade do treinador português, o TNT fez um levantamento que demonstra a consistência e o sucesso que o técnico português trouxe ao Palmeiras, em comparação com a inconsistência dos rivais estaduais do verdão – São Paulo, Corinthians e Santos.

Ao todo, nos últimos três anos, esses três clubes tiveram um total de 21 treinadores, sendo que só o Santos teve 10. 

Dos três emblemas, o São Paulo, que teve quatro treinadores, foi o que teve mais sucesso, com a conquista do Campeonato Paulista de 2021 (com Hernán Crespo) e da Taça do Brasil em 2023, com Dorival Júnior. 

Já o Corinthians, com sete técnicos neste período, teve a sua melhor época com Vítor Pereira em 2022 quando ficou na 4ª posição do campeonato.

E o Santos, nestes três anos, andou longe da disputa por troféus e está de momento num perigoso 16º lugar, o primeiro acima da zona de despromoção, quando ainda faltam oitos jornadas para o fim do campeonato, estando por isso em risco de descer de divisão pela primeira vez na sua história.