'El Clásico': sabe porque os adeptos do Barcelona se chamam 'culés'?
Uma adepta 'culé' (Foto: Alterphotos/IMAGO)
Foto: IMAGO

'El Clásico': sabe porque os adeptos do Barcelona se chamam 'culés'?

INTERNACIONAL27.10.202323:59

Barcelona-Real Madrid realiza-se este sábado, a partir das 15.15h

Vem aí o 'El Clásico'. O Barcelona-Real Madrid está marcado para este sábado, a partir das 15.15h, com os 'culés' a quererem recuperar o atraso para os rivais na La Liga. Já agora, sabe por que razão os adeptos e jogadores dos catalães são chamados assim?

Todas as pessoas associadas ao Barcelona, de jogadores a dirigentes, passando por adeptos, são conhecidos por 'culés'. De acordo com a Real Academia de la Lengua Española, a palavra tem dois significados, ambos conotados com o clube catalão (seguidores ou adeptos), e não tem qualquer outro uso. A entidade teoriza mesmo sobre a origem do termo, alegando que provém de «traseiro» ou «rabo».

A teoria mais consensual recua até ao início do século XX, mais concretamente entre os anos 1909 e 1922, quando o Barcelona jogava como visitado num campo situado na Calle Industria, atual Calle París, com espaço apenas para 6 mil espectadores, curto para um clube já com muitos aficionados. Não havia lugares marcados, torniquetes, como há hoje em dia. Por isso, quando um rival visitava a cidade condal, o campo ficava a abarrotar. 

No Campo de la Escopidora, muitos adeptos tinham de sentar no alto do muro que vedava o recinto e deixavam as nádegas visíveis para quem passava na rua. Acredita-se que a palavra venha daí: uma fila de traseiros perfeitamente ordenada em dias de jogo. O primeiro vocábulo terá sido 'culer', que se transformou no atual 'culé'. 

O próprio Barcelona começou a usar a denominação há alguns anos.