Edward Iordanescu: «Portugal está no lote de quatro favoritos  para ganhar o Euro»
«Martíne é treinador de topo a nível mundial e uma grande pessoa», elogia Edward Iordanescu (IMAGO)

ENTREVISTA A BOLA Edward Iordanescu: «Portugal está no lote de quatro favoritos para ganhar o Euro»

INTERNACIONAL01.06.202407:20

Criou uma ligação especial com Roberto Martínez e faz um curioso exercício sobre os jogadores nucleares da Seleção Nacional

Observou a campanha de Portugal na qualificação para o Campeonato da Europa com Roberto Martínez?

— Com certeza, fiquei impressionado como qualquer um deveria estar. Ganhar 10 de 10 jogos, sofrer apenas dois golos e marcar 36, num futebol europeu onde as antigas pequenas equipas estão a desenvolver-se rapidamente e a mudar todo o equilíbrio do futebol continental, é mais do que ótimo! E na minha opinião uma das principais razões para este caminho é a forma como Roberto Martínez conseguiu implementar a sua visão de treinador e, ao mesmo tempo, construir uma equipa que mistura jovens jogadores muito talentosos, como Gonçalo Inácio, António Silva, Vitinha ou Rafael Leão com as estrelas mais experientes de alto nível.

Qual é a sua opinião sobre Roberto Martínez?

— Considero-o um treinador de topo a nível mundial e uma grande pessoa. Tive a oportunidade de o conhecer e de construir uma ligação especial com ele, pela qual estou grato e feliz, porque partilhamos muitas coisas em comum e na nossa abordagem ao futebol.

Quem considera ser o jogador-chave de Portugal?

— Seria realmente injusto destacar apenas um jogador e não estou a fugir da resposta. Porquê? Porque temos o Cristiano Ronaldo, que foi o segundo goleador de todas as eliminatórias, mas Bruno Fernandes tem o maior número de assistências nas eliminatórias! Ou será Rúben Dias o jogador-chave, porque falamos de uma equipa que sofreu apenas dois golos em 10 jogos? E João Cancelo? Então, acho que é realmente difícil e de alguma forma injusto delinear apenas um jogador-chave.

— Seleções favoritas para vencer o Campeonato da Europa? Incluiria Portugal no lote ou a própria Roménia?

— O favorito do meu coração será sempre a Roménia, mas a minha mente diz-me que muito provavelmente o vencedor sairá destes quatro: França, Inglaterra, Portugal e Espanha.