Sporting É tendência: leão não facilita após paragens das seleções
Foi a última paragem por força dos compromissos das seleções até final da temporada. A partir de agora, no que ao Sporting diz respeito, todas as atenções estão centradas no campeonato e na Liga Europa, a começar já amanhã pelo jogo com o Santa Clara que marca o regresso da equipa sportinguista à competição e ao Estádio José Alvalade.
É, por isso, grande a expectativa dos adeptos leoninos para saber qual a reação das tropas de Rúben Amorim após este interregno, sabendo-se que até agora o leão nunca concedeu facilidades após o regresso dos seus internacionais e, inclusive, até viveu um dos melhores períodos em pleno Mundial do Catar.
A primeira paragem da temporada devido aos compromissos das seleções deu-se em setembro no ano passado, com o Sporting a receber e vencer de forma categórica o Gil Vicente, por 3-1. A segunda marcou também o regresso à Liga após o Mundial do Catar, com o Sporting a bater o Paços de Ferreira (3-0). Mas foi precisamente durante o Mundial que a equipa de Rúben Amorim, com mais tempo para recuperar entre jogos e, principalmente, mais tempo para treinar alguns processos coletivos, que atravessou um dos melhores períodos das época, com quatro jogos a contar para a Taça da Liga em que só somou vitórias, algumas gordas, sem sofrer um único golo: 6-0 ao Farense, 2-0 na deslocação a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave e mais duas goleadas (5-0) em Alvalade, primeiro frente ao Marítimo e depois com o SC Braga, que colocaram os leões na Final Four da Taça da Liga.
Nestes cinco jogos, entrando nesta contabilidade a vitória com o P. Ferreira, o Sporting marcou 21 golos e não sofreu nenhum!
a doer...
Esta derradeira paragem permitiu a alguns jogadores recuperar o fôlego e as energias, mas o que se avizinha para a equipa sportinguista é um ciclo bastante exigente em que muita coisa está em jogo. Em abril o Sporting vai ter de realizar oito jogos e com objetivos bem definidos. Seis desses duelos serão a contar para o campeonato, com os comandados de Rúben Amorim a tentarem aproximar-se dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Com um jogo em atraso, frente ao Gil Vicente, o Sporting está neste momento a seis pontos do SC Braga (3.º) e a oito do FC Porto (2.º), pelo que triunfos sobre os açorianos e depois com os gilistas permitirá reduzir a desvantagem. E depois há os dois encontros com a Juventus, com os leões de olho na meia-final da Liga Europa.