Dois anos depois da polémica, João Pereira regressa à Medideira
Treinador defronta o seu primeiro clube, depois de ter protagonizado saída polémica
O Amora vai receber no próximo fim de semana o Casa Pia em jogo a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio ditou, assim, o regresso de João Pereira à casa onde se estreou como treinador principal. A última vez que o jovem técnico de 32 anos se sentou no banco de suplentes do Estádio da Medideira foi a 27 de janeiro de 2024, enquanto treinador do Alverca.
O Amora foi o primeiro desafio de João Pereira, enquanto treinador principal, numa aposta da SAD liderada pelo espanhol José Maria Gallego. O técnico conseguiu garantir a presença no play-off de subida à Liga 2. Após esse feito, João Pereira decidiu aceitar o desafio do Alverca, sucedendo a Leandro Pires, pouco dias antes do arranque da pré-época, algo que não agradou a parte da estrutura da SAD do clube da margem sul.
Apesar da renovação não estar assinada, a SAD do Amora tinha todo o interesse na continuidade do treinador, inclusive, segundo alguns relatos, existiram conversas sobre a pré-época e a constituição do plantel, mas a 14 de junho de 2023 o nosso jornal noticiou: «João Pereira a caminho do Alverca». E surpreendeu a SAD do Amora com a saída do treinador. Dez dias depois, João Pereira era mesmo oficializado no Alverca, tendo sido substituído por Pedro Duarte no Amora.
Na transição do Amora para o Alverca, como habitualmente, João Pereira levou a sua equipa técnica. Ou seja, os seus dois adjuntos: Rafael Moreira, Fernando Jorge Costa e ainda Gustavo Paulo, analista da equipa técnica. Os três elementos fizeram o percurso com o técnico principal até ao Casa Pia, onde permanecem.
Para além da equipa técnica, três jogadores seguiram o mesmo caminho de João Pereira: Luís Ribeiro, atual guarda-redes do Atlético; João Lucas agora no Anadia; e Diogo Martins, ainda no Alverca. A saída destes três jogadores para o Alverca aumentou o desagrado junto de algumas pessoas da estrutura do Amora.
João Pereira vai reencontrar três jogadores que orientou na sua passagem pelo Amora. O avançado João Oliveira foi reforço de João Pereira no mercado de inverno de 2023 e até hoje continua com a camisola do Amora. Tiago Duque e Tiago Correira abandonaram o clube, na mesmo época em que João Pereira, mas regressaram no início desta temporada.
Estádio da Medideira ou Serrado
Nos últimos dias, surgiu a dúvida se o Estádio da Medideira seria o palco do jogo, devido ao suposto mau estado do relvado. Fontes próximas do Amora negaram o mau estado do terreno, adiantando que a equipa só se treina uma vez por semana no relvado da Medideira. Caso não seja possível utilizar o estádio da Medideira, a alternativa é o Parque do Serrado. Neste caso, porém, um relvado sintético ao contrário da Medideira.
O jogo da terceira eliminatória está marcado para o próximo sábado, pelas 15 horas.