22 agosto 2024, 12:29
Deniz Gul viaja na sexta-feira e já vai estar no Dragão frente ao Rio Ave
Atacante sueco assina por cinco temporadas logo que passe nos exames médicos; estará nos camarotes a assistir ao FC Porto-Rio Ave
Saiba mais sobre o reforço do FC Porto para o ataque
Não foi assim há tanto tempo. Quando começou a jogar futebol, Deniz Gul, que tem raízes turcas, era gordinho e de estatura baixa. Um pico de crescimento fê-lo chegar a uma respeitável altura de 1,90 metros, distribuídos por 84 quilogramas.
De zonas mais recuadas do terreno passou para número 9 e transformou-se no ponta de lança de referência dos juniores do Hammarby. Aos 18 anos, depois de ter apontado 24 golos nos sub-19, captou a atenção dos italianos do Cagliari, na altura a competir na Série B.
O clube sueco recebeu uma proposta para a transferência do avançado, mas Deniz Gul declinou ir para Itália. «Quero primeiro chegar à equipa principal. O meu sonho é esse, vamos ver», disse, ao portal Unicoach.
O objetivo foi concretizado em 2023, com três aparições, mas ainda ganhou rotinas no Hammarby Talang TFF, da III Divisão, onde fez 14 golos. Foi em 2024 que cavou o seu espaço na formação principal, com três golos e duas assistências em 17 partidas.
Com as chamadas às seleções jovens, ganhou visibilidade nos gabinetes de prospeção de vários clubes europeus, um deles o IFK Gotemburgo. O FC Porto chegou primeiro e levou a pérola sueca.
Deniz Gul tem raízes familiares na Turquia. Aliás, tem bastante família naquele país, onde costuma passar férias, e fala fluentemente turco. Apesar dessa ligação, quando foi convidado a representar a seleção sub-21 da Turquia recusou. Nasceu na Suécia e sente-se sueco.
Agenciado pela mesma empresa de Gyokeres, Deniz Gul vai ter, seguramente, de conviver com as comparações com o compatriota. Não está perto desse nível, ainda. O FC Porto investiu num avançado promissor para o moldar no Olival e foi essa a finalidade desta aquisição. Ainda assim, tem algumas características que podem ser associadas ao goleador leonino: é muito forte a sair com a bola controlada para o ataque e contra-ataque, sente-se confortável a aparecer na ala e não hesita muito em tentar o remate frontal.
Claro que esses atributos foram exibidos numa Liga sueca que tem poucas afinidades com a portuguesa. Deniz Gul não tem a urgência de chegar ao FC Porto e entrar de caras na equipa. Mas até pode surpreender e convencer Vítor Bruno com a força da sua mentalidade nórdica.
22 agosto 2024, 12:29
Atacante sueco assina por cinco temporadas logo que passe nos exames médicos; estará nos camarotes a assistir ao FC Porto-Rio Ave