De Manniche a Harder: lembra-se dos dinamarqueses do nosso futebol?

NACIONAL21.03.202520:20

Enquanto Portugal e Dinamarca disputam um lugar nas meias-finais da Liga das Nações, A BOLA traz-lhe alguns dinamarqueses que por cá passaram

A meio da eliminatória da Liga das Nações, entre Portugal e Dinamarca, A BOLA traz-lhe alguns jogadores do país escandinavo que passaram pelo nosso país.

De nomes sonantes a uns mais desconhecidos, foram vários os dinamarqueses que deixaram marca no futebol português. Alguns dos quais, ainda por cá andam, a lutar pelo título...

Os dinamarqueses do nosso futebol

Jan Sorensen

Ponta de lança, Jan Sorensen foi internacional pela Dinamarca por oito ocasiões e representou clubes como Club Brugge, Twente, Excelsior e Feyenoord, antes de rumar ao Portimonense. Foi ao serviço dos algarvios que concluiu a carreira, tendo alinhado em duas temporadas, entre 1987 e 1989. Além da experiência como jogador, foi também treinador do clube de Portimão, em 1989/90.

Morten Hjulmand

Chegou a Portugal no verão de 2023 e depressa se impôs. Na segunda temporada no Sporting, Morten Hjulmand já é o capitão dos leões e uma das principais figuras do emblema de Alvalade, comandando o meio-campo leonino. Com 87 jogos de leão ao peito, o médio regista ainda sete golos e seis assistências.

Foi peça fulcral para Ruben Amorim na conquista da Liga, na temporada passada.

Sebastian Svard

Os adeptos do V. Guimarães certamente se lembram de Sebastian Svard. Médio defensivo de origem, Svard passou pela Cidade Berço em 2005/06, por empréstimo do Arsenal. Titular absoluto dos vimaranenses, somou 35 jogos e um golo, num triunfo sobre o Benfica, na única temporada em Portugal. Não conseguiu, no entanto, evitar que os conquistadores descessem de divisão nessa época.

Alexander Bah

Um dos nomes mais conhecidos desta lista. Alexander Bah chegou ao Benfica em 2022 e por lá continua. Titular com Schmidt e Lage, o lateral-direito soma 103 jogos de águia ao peito, com cinco golos e 13 assistências.

Na Luz, conquistou três títulos até ao momento: um campeonato, uma Supertaça e uma Taça da Liga.

Conrad Harder

O mais recente nesta lista. Uma promessa do futebol dinamarquês, Conrad Harder chegou ao Sporting no último verão. Suplente de Viktor Gyokeres, o jogador de 19 anos tem mostrado bons apontamentos quando é lançado em campo. Até agora, marcou 10 golos e fez cinco assistências pelos leões.

Peter Schmeichel

Corria o ano de 1999, quando Peter Schmeichel, que recentemente se tinha sagrado campeão europeu ao serviço do Manchester United, fez as malas e rumou a Lisboa.

Rotulado como um dos melhores guarda-redes do mundo, Schmeichel chegou ao Sporting e, apesar de um início atribulado, com a saída do treinador Giuseppe Materazzi, ao fim de cinco jornadas, deixou marca no coração dos sportinguistas.

Com o gigante dinamarquês na baliza, os leões sagraram-se campeões nacionais, em 1999/00, depois de 18 anos de jejum. Além do campeonato, Schemeichel ajudou, ainda, a formação leonina a vencer uma Supertaça. No total, somou 69 partidas pelos verde e brancos, em duas épocas.

Sammy Youssouf

Não foi só no continente que encontrámos dinamarqueses. Em 2005/06, Sammy Youssouf chegou ao Funchal para representar o Marítimo. Contudo, a passagem do avançado foi fugaz. Fez apenas seis jogos pelos madeirenses, na primeira metade da época, antes de rumar ao QPR. Ainda assim, registou um golo, frente ao Penafiel.

Michael Manniche

Possivelmente, o dinamarquês que mais marcou o futebol luso. Michael Manniche assinou pelo Benfica em 1983, tornando-se no primeiro jogador do país escandinavo a atuar em Portugal. Brilhou na Luz durante quatro temporadas, somando 132 jogos e 75 golos. Conquistou duas Ligas, três Taças de Portugal e uma Supertaça com a camisola benfiquista. À data de hoje, continua a ser o dinamarquês com mais jogos e mais golos em Portugal.

Per Kroldrup

O que faz um internacional dinamarquês (que esteve no Euro 2004 e Mundial 2010), com passagens por Udinese, Everton e Fiorentina, em Olhão? Parece estranho, mas aconteceu. Em 2013/14, quando o Olhanense disputava a primeira divisão, Per Kroldrup era um dos titulares no centro da defesa algarvia. Com 33 internacionalizações somadas, o central terminou a carreira no emblema de Olhão, depois de 24 jogos (um golo) na única época por terras lusas.

Ebbe Skovdahl

Terminamos esta lista não com um jogador, mas com um treinador. A passagem de Ebbe Skovdahl pelo Benfica foi pouco feliz. Vindo da Escandinávia, era encarado como o novo Sven-Goran Eriksson, algo que não se verificou, tendo sido despedido a meio da única época que esteve na Luz (1987/88).

Ainda assim, somou 11 vitórias nos 17 jogos que esteve no banco encarnado. A chicotada surgiu a meio da época e o clube encarnado viria a chegar à final da Taça dos Campeões Europeus, sob o comando de Toni, perdendo nas grandes penalidades com o PSV.