Sub-21 Croácia e Grécia entre os rivais de Portugal na corrida ao Euro-2025
A Croácia, a Grécia, a Bielorrússia, as Ilhas Faroé e Andorra são os cinco adversários da Seleção sub-21 de Portugal no Grupo G da fase de apuramento para o Campeonato da Europa da Eslováquia-2025, ditou o sorteio, realizado na manhã desta sexta-feira na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).
A Seleção, orientada por Rui Jorge, estava no pote dos cabeças-de-série e os jogos da qualificação irão decorrer desde o corrente mês até outubro de 2024, realizando-se em novembro de 2024 o sorteio da fase final, que contemplará 16 seleções, divididas por quatro grupos de quatro equipas: apenas os dois primeiros de cada grupo passam aos quartos de final.
Além da anfitriã, Eslováquia, já qualificada de forma automática, há 15 vagas em disputa: os vencedores dos nove grupos têm qualificação direta para o Euro da Eslováquia-2025, tal como os três melhores segundos classificados, excluindo-se, para esta aritmética, os resultados obtidos pelas seleções segundas colocadas nos dois jogos com o último classificado de cada um dos nove agrupamentos.
Além destes 13 apurados, as últimas três vagas na prova, a jogar-se em oito cidades da Eslováquia, serão decididas num ‘play off’ a duas mãos, entre os restantes piores segundos classificados dos nove grupos de qualificação (quarto ao nono melhores segundos classificados).
«Não conhecemos as equipas, não sabemos as dificuldades. Vamos pela primeira vez, pelo menos desde que cá estou, a dois locais que nunca fomos. Vamos fazer algumas viagens longas, mas vamos a esses países e tentar mostrar a qualidade dos nossos jogadores», afirmou o selecionador nacional do escalão, Rui Jorge, citado pelo site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ainda antes do encontro de preparação que Portugal efetua na tarde deste dia em Bucareste, diante da Roménia (18 horas de Portugal continental).
Eis os nove grupos de qualificação para o Europeu de Sub-21 da Eslováquia-2025, com 53 seleções, oito dos grupos com seis seleções e o último, o Grupo I, com apenas cinco seleções:
GRUPO A: Itália, República da Irlanda, Noruega, Turquia, Letónia e São Marino;
GRUPO B: Espanha, Bélgica, Escócia, Hungria, Cazaquistão e Malta;
GRUPO C: Países Baixos, Suécia, Geórgia, Macedónia do Norte, Moldávia e Gibraltar;
GRUPO D: Alemanha, Polónia, Israel, Bulgária, Kosovo e Estónia;
GRUPO E: Roménia, Suíça, Finlândia, Albânia, Montenegro e Arménia;
GRUPO F: Inglaterra, Ucrânia, Sérvia, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo;
GRUPO G: PORTUGAL, Croácia, Grécia, Bielorrússia, Ilhas Faroé e Andorra;
GRUPO H: França, Áustria, Eslovénia, Bósnia-Herzegovina e Chipre;
GRUPO I: Dinamarca, República Checa, Islândia, País de Gales e Lituânia: