Como Payet perdeu oito quilos no Brasil: fechou a boca a arroz, feijão e farofa
Médio francês, que lesionou Cristiano Ronaldo na final do Europeu 2016, ajudou brasileiros do Vasco da Gama a evitar descida de divisão; preparador físico destaca força de vontade do jogador
Dimitri Payet chegou ao Vasco da Gama em setembro último, com a missão de ajudar o Vasco da Gama a evitar a descida. A condição física não era a melhor, vinha de paragem de quatro meses, devido a lesão, teve dificuldades de adaptação e foi ganhando peso.
Agora, o internacional francês, de 36 anos, está em forma e preparado para ser mais-valia no plantes às ordens de Ramón Díaz. O Globo Esporte falou com o preparador físico do Vasco, Diego Pereira, que tem sido peça fulcral na integração e melhoria de Payet.
Payet chegou ao Brasil com 88 quilos e foi necessária intervenção do nutricionista do clube, Filipe Marchesato: «Tivemos um processo de várias semanas a estudar o Payet, observando a alimentação e a primeira coisa que percebi era que a comida brasileira não era um problema [risos], ele começou logo a comer o nosso arroz, o nosso feijão, a carne, a farofa. Payet recebeu uma dieta individual e um acompanhamento semanal, com avaliações médicas e comportamentais e nas férias aplicámos a mesma dieta, sem arroz e feijão [risos] e ele cumpriu à risca.»
Certo é que passados dois meses, o francês perdeu oito quilos, muito por conta da sua força de vontade, como realça Diego Pereira: «Ele é um atleta extremamente profissional. O nosso trabalho tem uma influência grande, mas o atleta é o grande responsável pelo desempenho dele.»
Recorde-se que Payet foi quem afastou Cristiano Ronaldo da final do Europeu 2016, em que a Seleção Nacional viria a vencer a França (1-0).
Reveja o lance.