Com Taremi titular, Irão vence Emirados Árabes Unidos, de Paulo Bento
Emirados Árabes Unidos-Irão (@ADSportsTV/X)

Com Taremi titular, Irão vence Emirados Árabes Unidos, de Paulo Bento

INTERNACIONAL10.09.202421:20

Mehdi Ghayedi marcou o único golo da vitória iraniana

Os Emirados Árabes Unidos, treinados por Paulo Bento, voltaram a entrar em campo nesta terça-feira, para receberem o Irão em partida a contar para a ronda 2 da qualificação asiática para o Mundial 2026. Os comandados de Paulo Bento não conseguiram repetir o bom resultado obtido contra o Catar (vítória por 3-1) e acabaram por perder, por 1-0.

O ex-FC Porto, Mehdi Taremi, foi titular, mas a figura do jogo foi outro Mehdi. Mehdi Ghayedi foi o autor do único golo da partida, aos 45+3 minutos, após ganhar a Aldhanhani no corpo a corpo e bater de forma certeira o guarda-redes dos Emirados Árabes Unidos.

A derrota fez com que a seleção orientada por Paulo Bento descesse para o terceiro lugar do Grupo A da qualificação, com 3 pontos. Já o Irão, partilha a liderança com o Uzbequistão, ambos com 6 pontos.

Restantes resultados do Grupo A:

O Catar tem sido a grande desilusão desta fase de qualificação para o Mundial 2026. Os atuais vencedores da Taça Asiática ainda não conseguiram somar qualquer vitória e, esta terça-feira, empataram diante da Coreia do Norte. Os norte-coreanos jogaram na condição de visitados, ainda que a partida tenha sido realizada em Laos.

Foram mesmo os anfitriões a inaugurarem o marcador. Aos 19 minutos, Il-song Ri colocou os norte-coreanos na frente com um golaço de meia distância. Na meia hora de jogo, o Catar empatou. Kuk Chol Jang foi expulso por parar uma oportunidade clara de golo e ainda cometeu grande penalidade. Chamado à responsabilidade, Akram Afif não falhou.

Almoez Ali (44') fez a reviravolta ainda antes do intervalo, com um autêntico golaço de fora de área. Porém, aos 51 minutos, a Coreia do Norte voltou a empatar a partida. Debaixo de uma chuva torrencial, Kuk Chol Kang fez o 2-2 com uma obra-prima ao bater um livre direto de muito longe.

No Grupo A, Coreia do Norte e Catar têm ambos 1 pontos, mas os norte-coreanos estão uma posição acima (o que garante o play-off) devido à diferença de golos.

O líder do grupo, Uzbequistão, continuou a sequência de bons resultados e voltou a vencer, na visita ao Quirguistão, último classificado, por 3-2. Numa primeira parte de loucos, a partida foi um autêntico 'toma lá, dá cá'. Quirguistão abriu o marcador aos 15 minutos, por Joel Kojo, logo em seguida o Uzbequistão empatou, por Shomurodov (17').

Abdurakhmanov (35') restableceu a vantagem do Quirguistão, mas o Uzbequistão voltou a empatar ainda antes do intervalo, por Alikulov (45'). Na segunda parte, os visitantes entraram mais fortes e contaram com o golo de Urunov, aos 72 minutos, para garantir a vitória uzbeque.