Com Ioannidis titular, Panathinaikos é afastado da Liga Europa nas grandes penalidades
Alvo do Sporting foi substituido à passagem dos 75 minutos (IMAGO / BSR Agency)

Com Ioannidis titular, Panathinaikos é afastado da Liga Europa nas grandes penalidades

INTERNACIONAL15.08.202422:42

Alvo dos leões saiu à passagem dos 75 minutos; Formação grega caiu contra o Ajax, após longa disputa na marca dos onze metros

O Panathinaikos está fora da Liga Europa. Apesar de ter vencido em Amesterdão, dentro do tempo regulamentar, a formação grega acabou por cair no desempate por penáltis, contra o Ajax. O alvo do Sporting, Fotis Ioannidis, foi titular nesta segunda mão, ao contrário do que tinha acontecido no primeiro jogo, no qual foi suplente utilizado. No conjunto neerlandês, o português Carlos Forbs também começou de início.

A formação grega partiu em desvantagem para esta partida, porém, a vitória por 1-0 do Ajax na primeira mão permitia ao Panathinaikos sonhar. Ainda assim, na primeira parte quase não se viu o trevo, que bem pode agradecer ao seu guarda-redes, Dragowski, que conseguiu segurar o nulo até ao descanso.

A precisar de marcar, o Panathinaikos foi mais atrevido na segunda parte. Em busca do tão esperado golo, o técnico Diego Alonso mexeu na equipa e isso implicou a substituição de Ioannidis, aos 75 minutos.

Carlos Forbs também saiu, entretanto, mas uma das trocas do Panathinaikos surtiu efeito: Tetê, uma das mais recentes contratações, recebeu a bola na área aos 89 minutos e, num primeiro momento, atirou contra um defesa do Ajax. Contudo, à segunda, o brasileiro deixou o guarda-redes adversário pregado ao chão e empatou a eliminatória, forçando também o prolongamento.

Na meia-hora adicional, o Ajax ainda conseguiu fazer o empate (2-1, na eliminatória), aos 102 minutos, mas o tento de Bertrand Traoré foi anulado por falta do burquinense sobre Dragowski. Sem mais tempo para jogar, o encontro seguiu para os penáltis.

O desempate da marca de 11 metros foi completamente impróprio para cardíacos. Foram precisos, ao todo, 17 remates para encontrar o apurado. Tonny Vilhena, que marcou na sexta grande penalidade, não conseguiu fazer o mesmo na 17.ª, e a partida ficou resolvida com o remate certeiro de Anton Gaaei, que apurou o Ajax.

A formação neerlandesa vai agora defrontar o Jagiellonia, da Polónia, na partida decisiva de apuramento para a Liga Europa. Já o Panathinaikos, de Ioannidis, cai para o play-off da Liga Conferência e tem encontro marcado com o Lens, de França.