Com Geny a titular, Moçambique é surpreendido em casa
Jogadores de Moçambique
Foto: IMAGO

Com Geny a titular, Moçambique é surpreendido em casa

Formação comandada por Chiquinho Conde empatou a uma bola frente a Essuatíni

Na terceira jornada do grupo I de qualificação para o CAN 2025, Moçambique empatou a uma bola frente ao último classificado do grupo, Essuatíni. Geny Catamo, do Sporting, foi titular e atuou os 90 minutos. Foi um de três jogadores que atuam em Portugal a contar nas escolhas iniciais de Chiquinho Conde, juntamente a Pepo, do Caldas, e Gildo, da Académica.

Em Maputo, a seleção moçambicana foi superior ao longo de todo o encontro, mas estava algo desinspirada na frente, com apenas um remate na direção na baliza, nos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, a formação da casa aumentou a intensidade, chegou perto da baliza contrária em várias ocasiões e acabou mesmo por fazer o golo, à passagem do minuto 74. Após um cruzamento de Bruno Langa, na esquerda do ataque moçambicano, o ponta de lança Stanley Ratifo atirou para o primeiro da partida.

Contudo, de forma surpreendente, Essuatíni restabeleceu a igualdade, apenas seis minutos depois. Momento de inspiração de Thubelihle Mavuso que, com um grande remate de pé esquerdo, gelou o estádio do Zimpeto e fez o 1-1 final.

Com este resultado, Moçambique soma cinco pontos, mais um do que o Mali e mais dois do que a Guiné-Bissau (ambos com menos um jogo que os moçambicanos). Já Essuatíni, somou o primeiro ponto nesta qualificação, mas permanece no último lugar do grupo.