Clubes pedem paragem do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo contra
O estádio Beira-Rio em Porto Alegre (EPA/Isaac Fontana)

Clubes pedem paragem do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo contra

INTERNACIONAL14.05.202412:20

Apenas os gaúchos estão sem competir, clubes pedem «justiça na competição»

Vários clubes da Serie A brasileira pediram esta segunda-feira a paralisação do campeonato devido às cheias que assolaram o estado do Rio Grande do Sul e afetaram diretamente o Juventude, o Grêmio e o Internacional de Porto Alegre, que no sábado entregaram à CBF um pedido de paragem por três jornadas, estando sem competição até dia 27.

Onze clubes, que integram a Liga Forte União, grupo formado em 2022  - Athletico Paranaense, Atlético Goiano, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco - pedem a paragem imediata do campeonato pelo menos até ao final do mês, 31 de maio, juntando-se a Juventude, Grêmio e Internacional. «Todos os clubes da Liga Forte União se posicionaram perante o ofício enviado pela Confederação Brasileira de Futebol. De forma unânime e em bloco, todos são a favor da paralisação imediata do Campeonato Brasileiro até a data de 31 de maio de 2024. A paralisação se faz necessária como medida humanitária, consensual e de justiça de competição», refere um comunicado conjunto.

Flamengo e Palmeiras têm opinião contrária e defendem a continuidade do Brasileirão.

Há dois dias, a CBF marcou umas reunião para falar sobre a situação naquele estado apenas para 27 de maio. Foram convocados os presidentes dos 20 clubes para um encontro denominado 'Conselho Técnico Extraordinário'. O presidente Ednaldo Rodrigues estará esta semana fora do Brasil, num congresso da FIFA na Tailândia.

 Há mais de uma semana que os estádios e os centros de treinos de Grêmio e Internacional estão alagados, em Porto Alegre, o que impede as equipas de treinar e jogar.