Clube desmente 'esquema' de Edgar Ié com o irmão e há uma cicatriz que o comprova
Edgar Ié assina pelo Dinamo Bucareste (Foto Dinamo Bucareste/Innstagram)

Clube desmente 'esquema' de Edgar Ié com o irmão e há uma cicatriz que o comprova

INTERNACIONAL13.05.202413:50

Administrador, médico e comunicado do Dínamo de Bucareste negam que o jogador português possa ter sido 'trocado' pelo irmão gémeo

A polémica instalou-se no domingo, dia em que o Dínamo de Bucareste jogava contra o FC UTA: um jornalista romeno noticiou que o clube suspeitava que as más exibições do português Edgar Ié se deviam a estar a jogar no seu lugar o irmão gémeo, Edelino Ié.

Mais tarde, passada a vitória do Dínamo nessa partida, por 2-0 e sem Edgar Ié, um administrador do clube negou os rumores. «Também vimos a notícia, mas era dia de jogo e decidimos focar-nos nisso. Ninguém falou com ninguém do Dínamo. É falso. Estamos a falar de um empresário sério, verificado pela Federação. Foi colocada muita pressão sobre os jogadores e os treinadores no próprio dia do jogo. Para quê?», disse Andrei Nicolescu, citado pela Rádio Dínamo, e questionando a seriedade do jornalista em causa, que tinha falado com o ex-jogador e ex-presidente do Dínamo de Bucareste, Florian Prunea, que lhe confirmou as suspeitas, uma vez que tinha feito vários contactos dentro do clube e ninguém o tinha negado.

A Gazeta Sporturilor da Roménia, que pertence ao mesmo grupo de A BOLA (Ringier), acrescentou ainda que o médico do Dínamo não tem dúvidas que Edgar Ié não foi 'trocado', uma vez que tem uma cicatriz distintiva no joelho esquerdo, de quando foi operado a uma rotura de ligamentos.

Comunicado do clube

Em comunicado divulgado esta segunda-feira o Dínamo de Bucareste vê este assunto como «uma farsa, uma calúnia, um ataque vergonhoso ao clube» e anuncia que vai processar o autor da «notícia falsa».

«O Dínamo de Bucareste transferiu Edgar Ié, um jogador comunitário, através de um empresário reconhecido a nível europeu. Estamos a falar de transparência, de legalidade em primeiro lugar. Edgar Ié recebeu um certificado de transferência internacional emitido pela federação turca, verificado pela Federação Romena de Futebol (FRF) e pela FIFA, foi registado pela Liga Profissional de Futebol e recebeu um certificado de registo da Inspeção Geral de Imigração (IGI) , prova clara de que o nosso clube tem registos da sua estadia na Roménia», lê-se na nota.

Depois de completar a formação no Sporting, Edgar Ié passou três épocas no Barcelona, chegando mesmo a fazer um jogo pela equipa principal dos blaugrana em 2014. Jogou depois no Villarreal, antes de regressar a Portugal para representar o Belenenses em 2017.

Passou depois por Lille, Nantes, Feyenoord, Trabzonspor e Istanbul Basaksehir, antes de chegar então ao Dínamo de Bucareste, no último mercado de inverno. Até agora, só realizou 5 jogos pela equipa romena.

Notícia atualizada às 14:37