Incrível: Edgar Ié suspeito de pôr irmão gémeo a jogar no seu lugar
Edgar Ié, ou Evenlino Ié, jogando pelo Dínamo de Bucareste (IMAGO)

Incrível: Edgar Ié suspeito de pôr irmão gémeo a jogar no seu lugar

INTERNACIONAL12.05.202423:05

Jogador com passagens por Barcelona, Sporting, Belenenses e Lille é alvo de graves acusações na Roménia e até poderá ter de fazer um teste de ADN

Edgar Ié está a ser investigado por um motivo insólito pelo Dínamo de Bucareste, clube que representa e que luta pela manutenção na 1.ª divisão romena: o jogador formado do Sporting terá pedido ao seu irmão gémeo, Edelino, para realizar algumas partidas no seu lugar.

As suspeitas são lançadas pelos responsáveis do clube que, segundo o jornalista Daniel Sendre (que revelou o caso), estranharam as más exibições do jogador e o facto de este não falar inglês, apesar deste, no seu currículo, ter uma larga experiência em vários clubes europeus, tais como Barcelona, Villarreal, Lille, Feyenoord e Trabzonspor.

Edelino também foi formado no Sporting, mas realizou depois uma carreira maioritariamente nas divisões inferiores de Portugal – o escalão mais alto onde jogou foi a Liga 2, com o SC Braga B, entre 2016 e 2017. Está sem clube desde que abadonou o Tluchowia, da Polónia, no final do ano passado.

Evelino Ié num jogo pelo SC Braga B, em 2017 (ASF)

«É como ver o Astérix e o Obélix»

O ex-jogador e ex-presidente do Dínamo de Bucareste, Florian Prunea, confirmou que as suspeitas do clube são reais, citado pelo canal romeno Digi Sport: «Foi a primeira notícia que li este domingo. Caramba, parece surreal. Pensei se ainda estava a dormir. E comecei a fazer telefonemas, a falar com amigos e a notícia é verdadeira, não posso acreditar.»

«Ninguém o negou. Ele tem um irmão gémeo que também joga futebol. É como ver o Astérix e o Obélix», acrescentou Prunea.

Edgar Ié chegou ao Dínamo de Bucareste no último mercado de inverno e (oficialmente) realizou seis partidas pela equipa. No entanto, segundo mais relatos da imprensa romena, não há certezas se o internacional pela Guiné-Bissau chegou alguma vez a vestir a camisola do clube.

Edgar Ié jogando pelo Belenenses frente ao Sporting, onde fez a formação (ASF)

Deste modo, o clube estará a planear um teste de ADN ao jogador que tem representado a equipa, de modo a confirmar a sua identidade.

Depois de completar a formação no Sporting, Edgar Ié passou três épocas no Barcelona, chegando mesmo a fazer um jogo pela equipa principal dos blaugrana em 2014. Jogou depois no Villarreal, antes de regressar a Portugal para representar o Belenenses em 2017.

Edgar Ié no Barcelona B (IMAGO)

Passou depois por Lille, Nantes, Feyenoord, Trabzonspor e Istanbul Basaksehir, antes de chegar então ao Dínamo de Bucareste – resta saber se terá mesmo, alguma vez, vestido a camisola do emblema romeno.