Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos será o palco da final eight da prova rainha (FPF)
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos será o palco da final eight da prova rainha (FPF)

Clássicos, dérbis e surpresas: eis a 'final eight' da Taça de Portugal

FUTSAL25.03.202521:42

Decisões da prova rainha do futsal português arrancam esta quarta-feira no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

Desde a manhã de quarta-feira até à tarde de domingo, Matosinhos será o epicentro do futsal português. No Centro de Desportos e Congressos da cidade do distrito do Porto, Sporting, ACD Ladoeiro, CF Sassoeiros, Ferreira do Zêzere, Benfica, SC Braga, Quinta dos Lombos e Leões Porto Salvo vão lutar pela conquista da Taça de Portugal.

O CF Sassoeiros inaugura a quadra às 11h frente ao Ferreira do Zêzere. O vencedor do duelo entre duas equipas de escalões distintos vai defrontar nas meias-finais o vencedor do confronto entre Sporting e ACD Ladoeiro (17h), que a par da equipa de Carcavelos, milita na II Divisão.

Na antevisão ao duelo agendado para as 17h, o treinador do Sporting, Nuno Dias, reclamou o favoritismo, mas alertou para as valências dos adversários nesta fase da prova: « Como não poderia deixar de ser, os objetivos serão sempre vencer a competição. Não podemos ser hipócritas e temos de assumir o favoritismo dentro de campo mal o árbitro apitar para o início de jogo. Temos de ser intensos, como habitualmente, e provar que queremos seguir na prova.»

Nuno Dias durante treino leonino em Matosinhos (FPF)
Nuno Dias durante treino leonino em Matosinhos (FPF)

«O Ladoeiro está motivado pelos últimos resultados. Tem 12 vitórias nos últimos 15 jogos e como tal tem de nos merecer respeito.. Não podemos fugir obviamente das nossas responsabilidades, garantindo a passagem à meia-final. Não pode faltar entrega e compromisso. São três jogos num curto espaço de tempo e não há margem para erros» frisou Nuno Dias.

Já o treinador do Ladoeiro, Dário Gaspar, relembrou que o principal objetivo da equipa de Idanha-a-Nova era atingir os quartos de final da prova: «Neste momento ainda podemos sonhar com a passagem à próxima eliminatória. Se sonhamos é porque estamos vivos Antevemos muitas dificuldades, mas nas dificuldades surgem oportunidades e é sobre elas que trabalhamos para dignificar o clube.»

Do outro lado do caminho até à final de domingo, estão Benfica e Braga que se vão defrontar nos quartos de final, a partir das 20h. O treinador das águias, Cassiano Klein, antecipou um duelo escaldante, mas vincou que quer vencer o troféu: «Encontramos um adversário que tem vindo a escrever uma história bonita nas últimas competições e que demonstra uma competência muito grande. Creio que vai ser um jogo muito equilibrado e temos de estar preparados porque é uma oportunidade de seguir o nosso caminho.»

SC Braga venceu o Sporting por 5-3 na final da temporada passada (FPF)
SC Braga venceu o Sporting por 5-3 na final da temporada passada (FPF)

Já Joel Rocha, que comanda o campeão em título, frisou que o SC Braga ainda não conseguiu vencer os encarnados esta época: «Precisamos de ter mentalidade vencedora, qualidade em todos os momentos, sermos consistentes durante todo o jogo e conseguirmos apresentar a maturidade competitiva exigida e necessária.»

O vencedor do duelo entre águias e guerreiros do Minho defronta o vencedor do dérbi entre Quinta dos Lombos e Leões Porto Salvo, agendado para as 14h.

A final da prova está agendada para domingo, às 20h