2 abril 2025, 19:42
Mundial 2030: FIFA pondera mudanças nas sedes de Espanha
Dúvidas relativamente a Metropolitano e La Rosaleda, adianta o 'AS'
Seis associações de moradores da cidade basca de San Sebastián pediram à FIFA que a retirasse como sede do Campeonato do Mundo, organizado por Espanha, Portugal e Marrocos
Ainda faltam cinco anos para o início do Mundial 2030, organizado em conjunto por Espanha, Portugal e Marrocos, mas as polémicas já começam a aparecer.
2 abril 2025, 19:42
Dúvidas relativamente a Metropolitano e La Rosaleda, adianta o 'AS'
Seis associações de moradores da cidade basca de San Sebastián pediram à FIFA que a retirasse como sede do Campeonato do Mundo. A carta - que foi criticada pelo presidente da Câmara Municipal da cidade na terça-feira - surge três meses depois de a cidade ter sido nomeada como uma das 11 sedes espanholas do torneio.
Assinada por associações que representam várias zonas em torno do centro histórico da terceira maior cidade do País Basco, bem como por uma plataforma de residentes que defendem o «decrescimento do turismo», a carta afirma que «acolher o Campeonato do Mundo de Futebol só vai piorar as condições de vida na nossa cidade», acrescentando que «vai agravar ainda mais a turistificação da cidade».
24 março 2025, 10:32
Informação adiantada pelo jornal El Mundo. Notas terão sido alteradas para deixar Vigo de fora e meter o Anoeta
A chegada do maior torneio de futebol do mundo provavelmente agravaria a situação turística, beneficiando apenas alguns «privilegiados», diz a carta à FIFA. «Os efeitos deste megaevento para a maioria da população são dramáticos: o agravamento da crise habitacional, o aumento da atividade turística, a mercantilização do espaço urbano, o desenvolvimento de infra-estruturas de transporte insustentáveis e a implementação de medidas de segurança que irão condicionar a vida quotidiana», dizem.
«O turismo na nossa cidade já teve um grande impacto na vida quotidiana, causando sérios danos. Por isso, acreditamos que é urgente seguir o caminho do decrescimento do turismo e acolher eventos como o Campeonato do Mundo da FIFA leva-nos precisamente na direção oposta», concluem.
O Estádio Anoeta, casa da Real Sociedad, é um dos estádios escolhidos para acolher jogos do Mundial.
A FIFA ainda não reagiu à carta, mas o presidente da camâra da cidade, Eneko Goias, foi rápido em se distanciar da carta. «Sinceramente, não partilho esse ponto de vista», disse, argumentando que os residentes deviam estar orgulhosos do sucesso de San Sebastián no que diz respeito à organização de eventos desportivos: «Se dependesse deles, a cidade não teria nenhum perfil internacional.»