Chaves: preparação para o Sporting (e para a despedida da Liga) arranca na segunda-feira
Moreno e a sua equipa técnica não conseguiram evitar a despromoção dos valentes transmontanos. (Foto: Chaves)

Chaves: preparação para o Sporting (e para a despedida da Liga) arranca na segunda-feira

NACIONAL11.05.202413:00

Derrota de ontem com o Famalicão confirmou despromoção dos flavienses à Liga 2; último jogo da temporada é em Alvalade, diante do já consagrado campeão nacional; Júnior Pius está de regresso após cumprir castigo, Dário Essugo é baixa garantida por estar emprestado pelos leões

A teoria apontava nesse sentido... o jogo de ontem, diante do Famalicão, confirmou-o: o Chaves foi despromovido à Liga 2.

O resultado líquido do exercício ficou, pois, sem resolução possível e a formação transmontana volta ao segundo escalão nacional duas temporadas depois de lá ter estado. Nessa época, em 2021/2022, recorde-se, ficou no 3.º lugar da Liga 2, adquirindo o direito de jogar o play-off de acesso à elite.

Nessa fase, e tendo o Moreirense como adversário, o Chaves triunfou na primeira mão (2-0), em casa, e nem a derrota pela margem mínima (0-1), em Moreira de Cónegos, impediu a festa que se estendeu a toda a região de Trás-os-Montes. Agora, quase dois anos depois, o sentimento é totalmente antagónico e o clube volta a cair. No entanto, e apesar da natural tristeza, os adeptos prometem continuar a apoiar a equipa. Afinal, como se costuma dizer na gíria futebolística, a paixão não tem divisão.

Sócios e simpatizantes dos flavienses são fiéis ao clube. (Foto: Chaves)

Porém, e ainda antes de entrar na nova realidade - entenda-se, a participação na Liga 2 na época 2024/2025 -, o Chaves tem mais um compromisso relativo à temporada em curso.

Trata-se da 34.ª e última jornada do campeonato que... ainda não tem data nem hora oficial - só após o encerramento desta 33.ª ronda, e mediante os resultados que dela resultem, é que a Liga, consoante as necessidades de ter de agendar jogos em simultâneo, por questões relacionadas com as indefinições que ainda existirem na tabela classificativa, irá fazer esse anúncio.

Certo é que o Chaves irá deslocar-se a Alvalade, para medir forças com o já consagrado campeão nacional, Sporting. E para essa partida diante dos leões, Moreno Teixeira (que deverá, ao que tudo indica, fazer o seu último jogo enquanto técnico dos flavienses) tem já duas garantias: Júnior Pius é opção, Dário Essugo não.

O defesa-central nigeriano falhou a receção ao Famalicão devido a castigo (tinha sido expulso na jornada anterior, frente ao FC Porto), mas está de regresso às opções para a deslocação ao reduto verde e branco. Já o médio português está regulamentarmente impedido de ir a jogo com o Sporting, uma vez que está em Chaves emprestado pela formação leonina.

O plantel dos valentes transmontanos goza um fim de semana de folga, voltando ao trabalho na tarde da próxima segunda-feira. Nessa altura, Moreno dará início à preparação do embate com o Sporting, partida que pode ser aproveitada para dar minutos a jogadores que foram menos utilizados ao longo da época.