Chaves: herói da Luz teve de receber ajuda psicológica no passado
Hugo Souza, guarda-redes do Chaves

Chaves: herói da Luz teve de receber ajuda psicológica no passado

NACIONAL30.03.202416:17

Hugo Souza defendeu três penáltis contra o Benfica; passagem pelo Flamengo marcada por críticas que o afetaram imenso

Hugo Souza, herói do Chaves ao defender três penáltis do Benfica, mas mesmo assim não conseguindo evitar a derrota dos transmontanos na Luz, tem uma história de vida curiosa. Emprestado pelo Flamengo até final da temporada, o keeper, de 25 anos, viveu momentos complicados ao serviço do Mengão e até teve de recorrer a ajuda psicológica.

Chamado à equipa principal em 2020 para reforçar um grupo muito afetado pela pandemia Covid-19, teve um erro clamoroso num jogo com o São Paulo, relativo aos quartos de final da Taça do Brasil daquele ano, e isso fez com que começasse a receber as primeiras críticas. Aguentou e foi até titular naquela época, em que o Flamengo acabou por se sagrar campeão. Mas no ano seguinte passou a quarto guarda-redes, embora Paulo Sousa tivesse apostado depois nele como titular. Contudo, as críticas começaram a pesar e Hugo Souza teve de procurar ajuda psicológica.

«Procurei acompanhamento psicológico, não foi há muito tempo. Geralmente fazia reuniões com o meu pastor, que é meu amigo e ajudava-me muito. Só que é diferente quando consegues ser acompanhado por um profissional da área. Tenho um acompanhamento de perto e vejo uma diferença muito grande. Tem-me ajudado bastante. Tive de me manter forte porque a pressão no Flamengo é grande. Quando a pancada vem de fora, dos adeptos e da imprensa, é forte. Os adeptos a imprensa que te colocam lá em cima quando fazes um bom jogo derrubam-te quando não estás tão bem e não alcanças as expectativas», explicou na altura a alguns jornais brasileiros.

No Chaves, Hugo Souza encontrou «uma porta de entrada na Europa», depois de ter recusado no início do ano uma proposta dos japoneses do Vissel Kobe e outra do Estoril. Agora, e após ter brilhado na Luz, Hugo Souza ficará na bancada na receção ao Portimonense, na próxima jornada, num jogo em que os flavienses defrontam um adversário direto na luta titânica pela permanência na Liga. O guarda-redes brasileiro, que ainda assim não conseguiu evitar a derrota dos transmontanos com o Benfica, mercê de um tento solitário de João Neves, completou uma série de cinco cartões amarelos diante dos encarnados e, por via disso, está impedido de dar o seu contributo à equipa na receção aos algarvios.

Na vaga do habitual titular estará o também brasileiro Rodrigo Moura, que aproveitará a oportunidade para mostrar o seu potencial e tentar ajudar o conjunto flaviense a conquistar três preciosos pontos na 29.ª jornada do campeonato.