Casa Pia: o que falta para a manutenção
Yuki Soma e Pablo Roberto, do Casa Pia, conversam com o árbitro Hélder Carvalho m jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Casa Pia: o que falta para a manutenção

NACIONAL01.05.202412:29

Gansos chegam a três jornadas do final com a manutenção praticamente garantida; poderão já nem necessitar de pontuar até ao final do campeonato e materializar a permanência no sábado

A matemática tem destas coisas e, aplicada ao futebol e a uma Liga complexa como a portuguesa, que engloba onze clubes na luta pela manutenção, por vezes reserva múltiplas curiosas. É o que sucede com o Casa Pia, nono classificado, que após ter derrotado o Chaves viu praticamente confirmada a manutenção na Liga. No pior dos cenários, seria relegado ao play-off, mas pode não precisar de fazer mais nada, leia-se pontuar, para que a permanência seja oficialmente assegurada.

Uma permanência que pode ser confirmada sem que o Casa Pia some mais qualquer ponto. Passamos a explicar: tudo começou com o Portimonense, que ao ter sido derrotado pelo Moreirense (2-0) manteve os 28 pontos somados, que matematicamente tornam ainda possível alcançar os gansos num cenário em que os algarvios teriam de vencer em Alvalade, tal como as duas jornadas seguintes, sem que o emblema de Pina Manique, que soma 35 pontos, pudesse voltar a vencer.

Contas que podem simplesmente ficar fechadas se o Portimonense for derrotado em Alvalade: aí, ficará impossibilitado de alcançar o Casa Pia, que disputará no domingo o embate com o SC Braga já com a vida completamente resolvida. Mesmo num cenário pessimista para os gansos, em que sejam derrotados na Pedreira e, na véspera, o Portimonense surpreenda o Sporting em Alvalade, os vários confrontos diretos entre os demais concorrentes deverão ditar, por si só, o destino que os lisboetas mais pretendem.

Isto porque a luta para escapar ao play-off não se resume a Casa Pia e Portimonense e é num enredo que envolve Farense, Estoril, Rio Ave, Gil Vicente, Boavista, Estrela da Amadora e o emblema de Portimão que aí se encontra, desde já, a salvação do emblema lisboeta, que sai beneficiado por quatro confrontos diretos nas últimas três jornadas que envolvem vários destes conjuntos e levam a que praticamente todos venham a perder pontos entre si e vários destes emblemas não consigam chegar aos 35 pontos dos gansos.

Contas feitas, tal significa que, mesmo que, num cenário hipotético, o Casa Pia fosse derrotado nas últimas três jornadas da Liga, frente a SC Braga, Moreirense e Famalicão… já não ficaria abaixo do 15.º lugar. Um cenário que poderá nunca vir a colocar-se, dependendo desde logo do Portimonense, que se encontra a sete pontos do Casa Pia, com nove por disputar, e com desvantagem no confronto direto com os lisboetas. Se não causar surpresa em Alvalade frente a um Sporting perto do título, Pina Manique pode mesmo deixar as calculadoras.