Casa Pia: Japão já não joga…e Soma regressa mais cedo
Yuki Soma progride com bola ao serviço da seleção japonesa de futebol. Foto: JB Autissier(Panoramic (Imago).

Casa Pia: Japão já não joga…e Soma regressa mais cedo

NACIONAL22.03.202422:15

Adiamento do jogo da seleção nipónica constitui boa notícia para Gonçalo Santos; extremo apresentar-se-á para o início da semana de trabalho e cumprirá toda a preparação para Vizela

Num momento de pausa competitiva, que antecede as oito derradeiras jornadas da Liga, o Casa Pia procura agregar todo o seu plantel no objetivo de garantir a manutenção no escalão principal, aguardando pelos regressos de Telasco Segovia, que se encontra integrado na seleção da Venezuela, Samuel Justo, que esta quinta-feira competiu pela seleção sub-20 de Portugal, e ainda Yuki Soma, que tem estado ao serviço da seleção do Japão e em breve constituirá uma boa notícia para o seu treinador.

Ao contrário do que era expectável, até pela longa distância que separava Soma de Pina Manique, Gonçalo Santos já deverá poder iniciar a semana de preparação para a receção ao Vizela com o japonês devidamente integrado na equipa. Tudo isto porque a AFC, confederação asiática de futebol, adiou o encontro entre a seleção nipónica e a Coreia do Norte, que se encontrava agendado para esta terça-feira em Pyongyang, capital norte-coreana, por divergências entre os dois países e federações.

O desacordo começou há cerca de duas semanas com o Japão a questionar as condições de segurança do estádio Kim Il Sung, na Coreia do Norte, levando a AFC a realizar uma inspeção e a autorizar a realização do jogo, cinco dias depois de os dois conjuntos se defrontarem em Tóquio, capital japonesa (o Japão venceu por 1-0). Quando tudo parecia que o segundo jogo iria realizar-se, responsáveis pelas duas federações anunciaram que o jogo seria adiado por motivos de ordem de saúde pública.

As autoridades da Coreia do Norte mostraram-se preocupadas com o número de casos de infeções estreptocócicas hemolíticas fulminantes no Japão e não autorizaram que o desafio pudesse ter lugar, o que levou ao seu adiamento para data a definir. Desta forma, todo o planeamento dos Samurais Azuis ficou sem efeito e Yuki Soma foi dispensado e autorizado a viajar de regresso a Portugal, chegando a Lisboa já na noite deste sábado, pelo que já estará disponível no regresso da equipa ao trabalho, esta segunda-feira.

O Casa Pia verá o regresso antecipado do extremo com agrado, tanto mais que este se encontra – na medida dos possíveis, excetuando as longas viagens a que foi sujeito – em boa forma física dado que não figurou na convocatória para o último (e único) embate realizado pelo conjunto nipónico e será mais uma opção válida para o embate frente ao Vizela, a realizar deste domingo a uma semana, no dia 31. Soma irá, por isso, lutar por um lugar na ala direita do ataque com Pablo Roberto no embate com os minhotos.

O asiático parte ligeiramente mais atrás na luta pelo onze, em função do estatuto que o brasileiro tem alcançado nas últimas semanas. Ainda assim, o extremo de 27 anos é encarado em Pina Manique como um valor seguro, já utilizado em 29 partidas, 22 delas como titular, distribuídas por Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal, com dois golos apontados e ainda duas assistências, pelo que, salvo algum imprevisto, será uma arma a apresentar pelos gansos em busca do regresso aos triunfos para o campeonato.

Também lhe poderá interessar: «Schmidt analisa Casa Pia»