CAN-2023: Cabo Verde no Pote 3; Angola, Guiné Bissau e Moçambique no 4
Cabo Verde (Pote 3), Guiné Bissau, Moçambique e Angola (os três no pote 4) conhecem no dia 12 de outubro os adversários na fase final do CAN, que se realiza na Costa do Marfim
A Confederação Africana de Futebol divulgou a distribuição das 24 equipas apuradas para o CAN da Costa do Mafim, divididas por quatro potes de seis equipas cada, para o sorteio agendado para 12 de outubro.
No que aos PALOP diz respeito, Cabo Verde é a seleção mais bem cotada no ranking da FIFA. Os Tubarões Azuis ocupam a posição 71 (14.ª melhor de África) e foram incluídos no Pote 3. Segue-se a Guiné Bisau, já no Pote 4. Os Djurtos encontram-se na posição 109 da tabela, representam a 22.ª melhor seleção de África. Moçambique, por seu lado, apresenta-se na posição 113. Os Mambas são a 26.ª no ranking só de África. Finalmente Angola, naturalmente também no Pote 4. Os Palancas Negras ocupam a posição 117 do ranking da FIFA, a 28.ª da CAF.
A fase final do CAN-2023 terá lugar de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024. Uma competição inicialmente prevista para junho de 2023, mas adiada devido às condições climáticas na Costa do Marfim, com chuvas fortes e riscos elevados de inundações que colocariam em causa o normal desenrolar da competição.
Este será um CAN histórico: pela primeira vez, conta com quatro seleções lusófonas. Apenas São Tomé e Príncipe ficou de fora. . Além de Rui Vitória, selecionador do Egito, e José Peseiro (selecionador da Nigéria), dois candidatos ao título, há outro português em prova, o selecionador de Angola, Pedro Gonçalves.
Composição dos potes para o sorteio da fase de grupos
Pote 1: Costa do Marfim, Marrocos, Senegal, Tunísia, Argélia e Egipto
Pote 2: Nigéria, Camarões, Mali, Burquina Faso, Ghana e República Democrática de Congo
Pote 3: África do Sul, Cabo Verde, República da Guiné, Zâmbia, Guiné Equatorial e Mauritânia
Pote 4: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia, Gâmbia e Tanzânia