Benfica-V. Guimarães, 1-0 Bruno Lage: «Equipa teve personalidade e percebeu muito bem o jogo»
Treinador do Benfica falou à BTV após a vitória frente ao V. Guimarães (1-0)
Qual a importância desta vitória?
É uma vitória muito importante. Esse é que era o objetivo, vencer, conquistar os três pontos e com essa conquista de três pontos reduzir distâncias para o primeiro classificado. O V. Guimarães está a fazer uma grande época e acho que a equipa teve de ser inteligente. Acho que na primeira parte, o 1-0 peca por escasso, podíamos ter estado a vencer por mais. Uma segunda parte mais equilibrada. No entanto, acho que conseguimos controlar muito bem o jogo, quer defensivamente quer ofensivamente. Acabámos por ter uma outra oportunidade em que podíamos sossegar um pouco o jogo. Mas fica um jogo aberto, de grande qualidade tática. Foi um jogo difícil, porque o V. Guimarães é realmente uma equipa muito difícil de jogar, com um bloco baixo e nós soubemos jogar o jogo e, reflexo disso, foi a forma como obtemos o primeiro golo.
O golo acaba por ser um momento onde se destacam vários jogadores, entre eles, Leandro Barreiro, que foi a grande novidade no onze esta noite. Leandro Barreiro à frente, bem se pode dizer, subido no terreno, a ser fundamental nesse momento.
A estratégia passava por isso, atrair a pressão. A equipa teve personalidade e percebeu muito bem o jogo. O V. Guimarães é muito compacto, não dá muito espaço entre linhas. Tínhamos de jogar no nosso meio-campo e. quando não tivéssemos a bola, tínhamos de puxar um pouco atrás, ir aos centrais, ir ao guarda-redes, para tentar abrir o espaço entre as linhas. E quando houvesse esse espaço, procurar alguém entre linhas e procurar depois o corredor contrário, porque a linha defensiva também se junta muito, e foi isso que aconteceu. A imagem do nosso golo é exemplo disso. Acho que fizemos, uma ou outra vez, essa situação para criar outra oportunidades. Acho que a oportunidade que o Pavlidis teve, antes de sair, é também reflexo disso. O que fica é um jogo muito competente e sólido da nossa parte, perante um adversário muito difícil.
Oito jogos, oito vitórias sob o comando de Bruno Lages na Liga. Esta noite prova que a nível evolutivo, a maturidade também está a ser muito trabalhada?
Neste momento nós temos de nos preocupar em ganhar. É o nosso grande objetivo e, se possível, que a equipa jogue bem e que marque muitos golos. Hoje ganhámos por 1-0, valem os mesmos três pontos. Quando olho para o jogo da equipa, vejo um jogo muito competente, com enorme personalidade. A equipa teve a calma suficiente para ter a bola e descobrir os caminhos para a baliza, para criar oportunidades. Nós sabemos que, a jogar em casa, com um segundo golo mais cedo, a equipa galvaniza-se e procura rapidamente outro resultado. Quando o jogo está um pouco dividido, a equipa preferiu controlar o jogo, controlar a bola, porque realmente os espaços para encontrar são difíceis quando se joga contra esta equipa. Por isso, é uma equipa com personalidade, com maturidade. São três pontos muito importantes para nós, porque vão diretos ao nosso grande objetivo, que é vencer e reduzir distâncias para o primeiro classificado.