Receção ao V. Guimarães deve significar nova enchente e média de assistências já supera a da época passada
Bruno Lage disse ontem que a equipa gosta de jogar em casa e de sentir a intensidade do apoio dos adeptos. As palavras do treinador, na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Vitória de Guimarães desta tarde, da 13.ª jornada do campeonato, encontram sintonia nos números das assistências desta época.
Ontem, ao início da noite, eram já poucos os bilhetes disponíveis para compra e facilmente se adivinha nova enchente na Luz para o encontro com os vimaranenses, com os adeptos a ganharem mais entusiasmo também depois dos resultados recentes da equipa e dos deslizes dos adversários que lutam pelo título.
Até ao jogo de hoje, esta temporada já passaram pelo Estádio da Luz mais de meio milhão de espectadores — 588.277, o que dá uma média de assistência por jogo de 58,828 nos primeiros 10 desafios caseiros de 2024/2025.
Esta média supera a registada nos 10 primeiros jogos em casa em 2023/2024, que foi de 57.976; numa época em que no final o Estádio da Luz recebeu 1.398.298 espectadores. Tudo se encaminha, portanto, para que este número final possa ser superado.
Em relação a esta temporada, o jogo que teve maior assistência, sem grande surpresa, foi o clássico jogado com o FC Porto na Liga: 63.342 espectadores viram a equipa das águias conseguir uma vitória por 4-1. Logo a seguir, neste ranking, surge o duelo com os espanhóis do Atlético de Madrid para a fase de liga da Champions, um desafio que os encarnados também venceram, por 4-0.
Desde a temporada 2021/22 (!) que os encarnados não terminam uma partida caseira em branco nas provas nacionais; registo vai morrer ou viver na visita do Vitória de Guimarães, no próximo sábado
As duas goleadas, conseguidas perante as duas maiores enchentes da temporada, até ao momento, ilustram e parecem justificar os constantes pedidos dos jogadores e do treinador para que os adeptos ajudem a equipa.
Em relação à menor assistência, até à data, aconteceu no jogo com o Santa Clara nos quartos de final da Taça da Liga (3-0), que se realizou a 30 de outubro passado, uma quarta-feira.
A ilusão dos adeptos está a ferver e o Estádio da Luz tem sido reflexo disso. Esta época, nove vitórias caseiras; a derrota com o Feyenoord (1-3), na Champions, foi a execeção.