0 seconds of 43 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:43
00:43
 

Bruno Faria (Lusitânia de Lourosa): «Ninguém esconde que o objetivo é subir»

NACIONAL30.01.202512:14

Defesa-central é o porta-voz da ambição do clube que chega à fase de subida sem qualquer derrota na segunda volta

Dizem que a paciência é uma virtude e no caso de Bruno Faria parece ser mesmo verdade. O defesa-central do Lusitânia de Lourosa somou apenas 33 minutos na primeira volta da Liga 3, mas na segunda metade só falhou um jogo, por castigo, e até já foi capitão de equipa. E não esconde a ambição do clube, que com oito vitórias em nove jogos carimbou o primeiro lugar na Série A e chegou à fase de subida, com esperanças reais de concretizar um objetivo que esteve muito perto na temporada passada.

«Ninguém esconde que o objetivo é subir. Mas agora o nível ainda vai ser maior. A exigência vai aumentar. Temos de pensar jogo a jogo, sabendo que os adversários estão todos a lutar pelo mesmo que nós. Será uma questão de equilíbrio e consistência», anteviu o central.

Na temporada passada, o Lourosa alcançou o play-off de subida à Liga 2, mas perdeu no agregado (3-1) frente ao rival Feirense. Apesar da desilusão, o apoio dos adeptos dos leões ficou na retina. Bruno Faria vinca a importância dos mesmos para o sucesso da equipa comandada por Pedro Miguel: «Um clube desta dimensão merece estar sempre nos grandes palcos do futebol português. Há poucas equipas em Portugal com a dimensão humana do Lusitânia Lourosa

A nível individual, comentou a evolução registada. «Não estava à espera desta afirmação na equipa. Confio muito nas minhas capacidades e sei o quanto trabalho, mas também reconhecia que havia muita qualidade individual no meu setor. Fui aproveitando as oportunidades que o mister me concedeu, ganhei confiança e fui mostrando o meu futebol», admitiu o jovem de 20 anos, que representa o Lourosa desde os juniores.

«Estou longe de pensar que tenho um lugar garantido por aquilo que fiz. Todos nós sabemos que o que conta é o trabalho diário sempre em prol do coletivo. Sei que nada conquistei ainda. Fiz apenas dez jogos e tenho um longo caminho a percorrer ainda», acrescentou um dos esteios da segunda volta invicta do Lourosa.

Para Bruno Faria, que partilha plantel com o irmão Rui, a subida e ajudar o coletivo ocupam a sua mente, sem espaço para objetivos individuais, pelo menos a curto prazo: «No futuro imediato, quero continuar a melhorar e a evoluir no clube, sabendo que posso aprender com a ajuda do mister, alguém experiente no futebol nacional, e também dos meus companheiros de posição. A médio-prazo não escondo que o meu objetivo é chegar à Liga. É um sonho que tenho e trabalho diariamente para ele.»

Recorde-se que Lusitânia de Lourosa vai lutar com Amarante, Varzim, Fafe, Atlético, Belenenses, 1.º Dezembro e Sporting B pelo acesso à Liga 2.