«Bozeník encaixa num grande»
Foto: Imago
Foto: IMAGO

Boavista «Bozeník encaixa num grande»

FUTEBOL20.09.202310:00

João Carlos Teixeira, antigo colega do ponta de lança no Feyenoord, projeta grande futuro ao goleador eslovaco: «E faz bom balneário!»; elogios extensíveis à carreira do Boavista

O excelente arranque de temporada conseguido pelo Boavista e o forte contributo dado por Bozeník chegou… à China. Porque foi do referido país asiático que João Carlos Teixeira, em conversa com A BOLA, abordou o atual momento dos axadrezados e, em concreto, do goleador. Porque o médio português e o ponta de lança eslovaco jogaram juntos nos… Países Baixos. Cruzaram-se no Feyenoord na época 2020/2021 e ambos tiveram a particularidade de rumar a outras paragens a meio da temporada seguinte: João Carlos Teixeira para o Famalicão, Bozeník para o Fortuna Dusseldorf (Alemanha). 

Mas o tempo que passaram juntos foi o suficiente para que o médio ofensivo luso – que se transferiu este ano para o Shangai Shenhua - tivesse ficado com a melhor das impressões do avançado dos balcãs que hoje brilha com a camisola das panteras: cinco golos em cinco jogos na Liga. Resultado? Bozeník é o melhor marcador do campeonato e o Boavista segue firme na liderança.

«Confesso que, devido ao fuso horário, não tenho seguido os jogos portugueses, mas acompanho sempre os resultados e toda a atualidade. O que o Bozeník está a fazer não me surpreende minimamente. Ao contrário da campanha do Boavista, que é de excelência e que deve ser extremamente elogiada. O Bozo, como lhe chamávamos no Feyenoord, sempre teve muita qualidade. Na altura ainda era bastante jovem [20 anos], mas já dava para perceber que tinha imenso potencial. É um jogador pragmático, tem faro de golo e trabalha muito para a equipa. Amadureceu e está mais completo».

E os registos de Bozeník neste arranque de temporada reforçam uma ideia a João Carlos Teixeira: «Quando os números e a performance apresentam esses resultados, então não há como negar que ele tem tudo para dar o salto no futuro. O Bozeník é um jogador que encaixa num grande do futebol português. Ainda para mais se tivermos em linha de conta que os principais emblemas têm recrutado vários jogadores no mercado interno.»

Mas se dentro do campo sorri, fora dele… faz sorrir quem o rodeia. «É muito engraçado e super brincalhão. Gosta sempre de estar no meio das palhaças e faz bom balneário», confidenciou João Carlos Teixeira, antes de recordar outra das formas como tratava o antigo colega: «Brat», que significa irmão em eslovaco. ‘Bozo’ é agora pai do golo no Bessa.