Bombonera interditada após polémico Argentina-Uruguai
O órgão de controlo governamental do GCBA (Governo da Cidade de Buenos Aires) alega que a lotação do estádio foi excedida no encontro entre Argentina e Uruguai (0-2); Boca Juniors fala em animosidade
Horas depois da derrota da Argentina com o Uruguai (0-2), em jogo da fase de apuramento para o Mundial-2026, o Boca Juniors foi notificado pelo órgão de controlo governamental do GCBA (Governo da Cidade de Buenos Aires) de que a Bombonera passaria a estar interditada alegando que a capacidade do recinto havia sido excedida.
Orgulhosos de ter recebido em caso os campeões do mundo num ambiente festivo e com total normalidade
O Boca Juniors já reagiu através de comunicado, afirmando que não houve excesso de público e fala em «animosidade contra a instituição».
Leia o comunicado na íntegra:
«Orgulhosos de ter recebido em caso os campeões do mundo num ambiente festivo e com total normalidade, o Boca Juniors informa que, apesar de não ter excedido a capacidade máxima do estádio, o órgão de controlo governamental do GCBA decidiu, após o jogo, interditar a Bombonera por ter sido excedida a sua capacidade. Dadas as circunstâncias do caso, o clube considera que esta ação constitui uma prova de animosidade contra a instituição, algo que tem sido repetido em várias ocasiões.»
Refira-se que a Bombonera tem capacidade máxima para 57.000 espectadores. Entretanto, foi tornado público um documento oficial onde é indicado que não houve excesso de público, tendo sobrado 1346 lugares. Contudo, no documento é possível constatar que a ocupação foi mal distribuída, com setores a ultrapassaram os 10% e outros que não chegaram aos 80%.
Esta não é a primeira vez que o estádio é interditado, depois de em fevereiro último, após jogo entre Boca Juniors e Atlético Tucumán, o terceiro anel ter sido encerrado devido a falta de condições da estrutura que estava sobrelotada.
O clube vai a eleições dentro de poucas semanas, sendo que o candidato à presidência do Boca, Jorge Reale, já apresentou um projeto para a expansão do estádio.
Artigo atualizado às 16.40 horas, com documento oficial de espectadores presentes na Bombonera na última madrugada