Bernardo Ayala afasta entrada do Chelsea na SAD do Sporting: «É ainda muito cedo para se falar numa hipótese real»
Foram aprovados os seis pontos em discussão na Assembleia-Geral da SAD do Sporting; no final, Bernardo Ayala afastou a entrada do Chelsea na sociedade, pelo menos para já
Terminou já pela madrugada, pela 1h30, a Assembleia Geral da SAD do Sporting, que se iniciou ao final da tarde desta segunda-feira, pelas 18h30, e se prolongou por sete horas face à discussão apurada de todos os pontos. A reunião, que contou com a presença de 27 accionistas, teve seis pontos em discussão, todos eles dizendo respeito ao último exercício do Relatório & Contas dos verdes-e-brancos, assim como a remuneração da atual direção.
O último exercício apresentou, recorde-se, lucros de 25,2 milhões de euros em 2022/23, que correspondem ao melhor resultado acumulado da última década em dois exercícios seguidos, e um lucro de 8,9 milhões de euros em capitais próprios. Desde a época 2016/17 que a SAD sportinguista não alcançava registos tão positivos, os mais altos dos últimos 17 anos, o que levou a que os seis pontos fossem aprovados praticamente por unanimidade (99,997%).
No final, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SAD do Sporting, Bernardo Ayala, surgiu perante a imprensa que o aguardava no exterior, junto à Porta 10A. Questionado sobre a possibilidade de o Chelsea poder vir a adquirir capital na sociedade desportiva dos leões, a figura máxima da Mesa da Assembleia-Geral da SAD leonina parece afastar, pelo menos para já, essa hipótese.
«É muito cedo ainda para se falar num interesse real, numa possibilidade real de um investidor institucional sólido entrar no capital social da Sporting SAD", transmitiu, justificando em seguida a sua posição sobre o assunto. "É cedo ainda porque o Sporting está num processo de negociação exigente com o Novo Banco que está em curso e ainda não está terminado, tanto quanto sei não está sequer muito perto de estar terminado», indicou.
O presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SAD do Sporting confirmou que esse foi um tema abordado - A BOLA apurou que Frederico Varandas terá até desmentido um direito de preferência do mesmo Chelsea sobre Iván Fresneda. O associado leonino congratulou-se ainda com o bom momento desportivo que a equipa de futebol profissional atravessa, elogiando o atual plantel e confessando ter «uma enormíssima confiança no Rúben Amorim».
«Conheço o Rúben de outras guerras também, tenho muita confiança na equipa que este ano foi possível montar e acho que o momento é bom, mas a época é longuíssima e os adversários são muito poderosos», admitiu ainda, acrescentando que a boa carreira desportiva contribuiu para que encontrasse, nesta Assembleia-Geral, um «ambiente mais desanuviado» que espera ver prolongado no tempo.
«Interpreto esse ambiente mais desanuviado como resultado essencialmente de duas coisas: em primeiro lugar, pelo bom momento que o Sporting vive na Liga portuguesa - e uma vitória europeia já cá canta também - e além desse bom momento que o Sporting vive, em segundo lugar acho que neste momento há um reconhecimento bastante generalizado de que a época foi bem planeada», comentou, agradado, Bernardo Ayala.