O esclarecimento de Duarte Gomes sobre o encosto de cabeça de Di María ao assistente
Di María encosta cabeça ao assistente no Benfica-SC Braga (Foto Miguel Nunes/ASF)

O esclarecimento de Duarte Gomes sobre o encosto de cabeça de Di María ao assistente

NACIONAL11.01.202421:31

Especialista A BOLA analisou momento e deu outros exemplos, como os de Matheus Reis e Marafona. Explicou ainda se o Conselho de Disciplina poderá castigar o argentino

Duarte Gomes, especialista A BOLA em arbitragem, esclareceu o comportamento de Di María no BenficaSC Braga, onde encostou a cabeça ao assistente.

«Qualquer jogador que, em forma de protesto, encoste deliberadamente a cabeça a um árbitro/árbitro assistente, deve ser expulso. Essa é a minha opinião», começou por escrever, na rede social Facebook.

O antigo arbitro referiu que o episódio não poderá ser analisado pelo Conselho de Disciplina: «Di María não foi expulso e viu o cartão amarelo pela sua conduta. Por esse motivo, a sua atitude não poderá ser analisada pelo CD, porque os regulamentos não o permitem.»

Duarte Gomes deu ainda o exemplo de Matheus Reis, do Sporting, no clássico com o FC Porto: «Como o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo, continuou em campo e na jornada seguinte marcou golo importante. Não foi alvo de punição pelas instâncias disciplinares. O mesmo acontecerá com Di María

Recorde-se que Marafona teve uma atitude semelhante à de Di María e viria a ser castigado posteriormente. Duarte Gomes explicou porquê: «Marafona, após expulso, teve aquela reação que lhe valeu um reforço de castigo (2+1 jogos) a nível disciplinar. Esse agravamento deveu-se a essa atitude (encostar a cabeça ao árbitro). Os regulamentos permitiram a sanção posterior porque o incidente não foi avaliado em campo (nem podia, porque ele já estava expulso).»