FUTSAL - CAMPEÕES DA UEFA Benfica perde com Palma Futsal e está fora da Champions
O Benfica está fora da Liga dos Campeões de futsal. E por muito que a análise de um jogo seja sempre extremamente abrangente, com vários fatores a terem de ressalvados, a verdade é que o final da partida foi absolutamente dramático e as águias viram o sonho desfeito em apenas... meio segundo.
Tudo porque, no último lance da partida, e quando faltavam cinco milésimos de segundo para o suar do gongo (sim, caro leitor, leu bem, apenas cinco milésimos de segundo era o tempo que estava no cronómetro), Ivan Chishkala dispôs de um reposição lateral junto ao meio-campo e colocou de imediato a bola nas imediações da área do Palma Futsal. O esférico foi na direção de Arthur, que, descaído para o flanco direito, rematou de primeira, de pé esquerdo, fazendo a bola entrar na baliza de Luan Muller. Era o delírio nas hostes encarnadas! Porém... o pior estava para vir.
A dupla de arbitragem, constituída pelos croatas Nikola Jelic e Vedran Babic, fez-se valer do 'vídeo-system' para ir ver o lance e, depois de visualizadas as imagens, os juízes decidiram anular o golo do Benfica, uma vez que quando Arthur efetuou o remate já o tempo tinha chegado ao fim.
Uma decisão que fez explodir de alegria os jogadores e os adeptos do Palma Futsal, e que, ao invés, e como será fácil de perceber, inundou de tristeza toda a comitiva das águias.
Antes disso... houve um jogo de futsal. E um bom jogo, por sinal. O Palma Futsal entrou melhor e aos 5 minutos já vencia por 2-0, fruto dos golos de Tayebi e Mancuso. Ainda antes do intervalo, Tayebi aumentou a vantagem da formação espanhola, mas, logo de seguida, Ivan Chishkala também fez o gosto ao pé e relançou os encarnados na discussão do resultado.
A entrada na etapa complementar não podia ser melhor para o Benfica, já que, logo aos 23 segundos (!), Léo Gugiel reduziu a desvantagem. É certo que Cainan, pouco depois, voltou a colocar o Palma Futsal com dois golos à maior, mas Gonçalo Sobral haveria de voltar a encurtar distâncias.
Daí até final assistiu-se a um domínio quase absoluto do Benfica - o Palma Futsal limitava-se a defender o resultado e a tentar explorar as transições -, mas as águias não mais conseguiram encontrar o caminho certo para a baliza (superiormente) defendida por Luan Muller. Até que chegou o momento do jogo, da noite e... da Liga dos Campeões: o 'tal' golo de Arthur que surgiu... já depois do tempo. E o sonho da turma portuguesa caiu por terra.
O Palma Futsal vai, desta forma, marcar presença no jogo decisivo da mais importante prova de clubes da UEFA, onde vai ter pela frente o Sporting. A cimeira luso-ibérica está agendada para as 19 horas do próximo domingo.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Palma Futsal 4 Benfica 3.
40 minutos: O golo foi invalidado! Depois de verem as imagens, os árbitros croatas decidiram que quando Arthur rematou para a baliza o tempo de jogo já tinha terminado. Tudo na mesma. 4-3.
A dupla de arbitragem vai ao 'vídeo-system' ver o lance que deu origem ao golo do empate do Benfica, conseguido em cima da buzina. Suspense absoluto!
40 minutos: Golo do Benfica! Reposição lateral de Ivan Chishkala e remate cruzado de Arthur para o fundo das redes. 4-4.
40 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Remate cruzado de Jacaré e enorme defesa de Luan Muller.
39 minutos: Quinta falta cometida pelo Benfica.
39 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Passe fantástico de Bruno Coelho e Bruno Cintra, com tudo para marcar, remata por cima da barra da baliza de Luan Muller.
39 minutos: Cartão amarelo a Fabinho.
38 minutos: Grande oportunidade para o Palma Futsal! Eloy Rojas, em contra-ataque, surge isolado frente a Léo Gugiel, mas o guarda-redes das águias foi gigante e impediu o golo da formação espanhola.
38 minutos: Pausa técnica solicitada por Mário Silva, treinador do Benfica.
37 minutos: O Benfica passa a jogar em 5x4, com Bruno Coelho a desempenhar as funções de guarda-redes avançado. Faltam 3 minutos e 20 segundos para o final da partida.
36 minutos: Terceira falta cometida pelo Palma Futsal.
36 minutos: Remate de Chaguinha, à entrada da área, com a bola a sair a rasar a barra da baliza defendida por Léo Gugiel.
35 minutos: Bruno Coelho remata à figura de Luan Muller.
35 minutos: Remate do meio da rua de Bruno Coelho, de pé esquerdo, mas Luan Muller estava atente e desvio a bola para cima da barra. Canto para o Benfica.
34 minutos: Diego Nunes volta a tentar a sua sorte, agora com um remate de muito longe, mas a bola saiu ao lado.
31 minutos: Remate de Diego Nunes, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Luan Muller.
31 minutos: Cartão amarelo a Gonçalo Sobral.
31 minutos: Quarta falta cometida pelo Benfica.
30 minutos: Grande oportunidade para o Palma Futsal! Remate em jeito de Eloy Rojas, à entrada da área, com a bola a bater com estrondo no poste direito da baliza das águias.
29 minutos: Remate cruzado de Tayebi, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Léo Gugiel.
28 minutos: Depois de visionarem as imagens, os árbitros revertem o cartão amarelo que tinham mostrado a Rocha e expulsam o jogador do Benfica. Cartão vermelho direto para o internacional brasileiro das águias.
28 minutos: A equipa técnica do Palma Futsal solicita o 'vídeo-system' para que a equipa de arbitragem avalie a admoestação a Rocha, que viu cartão amarelo e que, na ótica dos dirigentes do clube espanhol, deveria ter visto cartão vermelho.
28 minutos: Cartão amarelo a Rocha.
28 minutos: Terceira falta cometida pelo Benfica.
28 minutos: Segunda falta cometida pelo Palma Futsal.
27 minutos: Gonçalo Sobral, em posição frontal, remata rasteiro e faz a bola passar muito perto do poste direito.
27 minutos: Remate cruzado de Arthur para uma enorme intervenção de Luan Muller.
26 minutos: Segunda falta cometida pelo Benfica.
26 minutos: Grande oportunidade para o Palma Futsal! Cléber Sousa, isolado, remata para excelente defesa de Léo Gugiel.
25 minutos: Primeira falta cometida pelo Benfica.
25 minutos: Grande oportunidade para o Palma Futsal! Cruzamento da esquerda de Marlon Araújo e Mancuso, à boca da baliza, faz a bola passar a milímetros do poste esquerdo da baliza de Léo Gugiel.
25 minutos: Golo do Benfica! Passe de Rocha e Gonçalo Sobral, ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, remata por entre as pernas de Luan Muller. 4-3.
24 minutos: Remate forte de Chaguinha, de meia distância, para uma excelente intervenção de Léo Gugiel.
24 minutos: Grande oportunidade para o Palma Futsal! Excelente passe de Luan Muller e Dani Saldise, na cara de Léo Gugiel, remata ligeiramente ao lado do poste direito da baliza das águias.
22 minutos: Primeira falta cometida pelo Palma Futsal.
22 minutos: Golo do Palma Futsal! Passe de Tayebi, desarme defeituoso de Bruno Coelho e Cainan remata para o fundo das redes da baliza de Léo Gugiel. 4-2.
21 minutos: Golo do Benfica! Logo aos 23 segundos da etapa complementar, Léo Gugiel remata de muito longe, a bola desvia em Cainan e entra na baliza contrária. 3-2.
Início da segunda parte!
O Benfica vai para o intervalo em desvantagem no marcador, fruto de uma entrada... com o pé esquerdo. Aos 5 minutos as águias já perdiam por 0-2, depois dos golos apontados por Tayebi e Mancuso, mas a verdade é que, depois disso, a formação encarnado até conseguiu assentar o seu jogo e passou a ter mais domínio.
Depois de desperdiçar algumas boas situações de finalização que foi criando, o Benfica foi ainda mais castigado quando, aos 18 minutos, e na sequência de uma transição rápida, Tayebi voltou a marcar e aumentou a contenda para o conjunto espanhol, que tem estado fortemente apoiado pelo seu público.
A reação encarnada não se fez esperar e, no minuto seguinte, Ivan Chishkala conseguiu, finalmente, descobri o caminho do golo, relançando, autenticamente, a equipa portuguesa na discussão do resultado.
É certo que o cenário não é agradável, mas também não é menos verdade que um Benfica ao mais alto nível terá condições para dar a volta ao texto e ainda sonhar com o apuramento para a final desta edição da Liga dos Campeões. E 20 minutos em futsal, já se sabe, é muito tempo...
Intervalo! Palma Futsal 3 Benfica 1.
20 minutos: Remate de longe de Léo Gugiel, por cima.
20 minutos: Cartão amarelo a Mancuso.
20 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Jogada de Rocha pelo flanco direito e cruzamento para o coração da área onde Arthur não consegue o desvio por milímetros...
19 minutos: Golo do Benfica! Remate cruzado de Ivan Chishkala que não dá hipótese de defesa a Luan Muller. Reduzem as águias e voltam a acreditar que é possível inverter o rumo dos acontecimentos. 3-1.
18 minutos: Remate cruzado de Diego Nunes, com a bola a passar perto do poste direito da baliza defendida por Luan Muller.
18 minutos: Golo do Palma Futsal! Transição rápida conduzida por Mário Rivillos, junto à linha lateral direita, e passe milimétrico para Tayebi que, na cara de Léo Gugiel, só teve de encostar para o 3-0.
17 minutos: Pausa técnica solicitada por António Vadillo, treinador do Palma Futsal.
17 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Excelente arrancada de Bruno Coelho pelo flanco esquerdo, assistência perfeita para Diego Nunes que, à entrada da área, remata de pé esquerdo, de primeira, por cima da barra da baliza de Luan Muller.
16 minutos: Quinta falta cometida pelo Palma Futsal (faltam 4 minutos e 9 segundos para o intervalo).
16 minutos: Gonçalo Sobral tenta a sua sorte de meia distância, mas a bola sai ao lado.
13 minutos: Remate colocado de Arthur e defesa de Luan Muller, junto ao poste, para canto.
11 minutos: Excelente trabalho individual de Afonso Jesus e assistência perfeita para Bruno Cintra que, já na área, remata à malha lateral.
10 minutos: Passe açucarado de Jacaré e remate de Arthur, de pé direito, ligeiramente ao lado do poste.
10 minutos: Quarta falta cometida pelo Palma Futsal.
9 minutos: Remate forte de Jacaré, mas a bola desvia em Francisco Tomaz e sai pela linha final.
8 minutos: Grande oportunidade para o Palma Futsal! Tayebi fugiu à marcação de Rocha, pelo flanco esquerdo, e na cara de Léo Gugiel remata ligeiramente ao lado do poste direito da baliza encarnada.
7 minutos: Grande oportunidade para o Benfica! Transição rápida conduzida por Ivan Chishkala, assistência para Rocha que, já dentro da área, remata para uma defesa extraordinário de Luan Muller.
6 minutos: Remate em jeito de Arthur, mas a bola desvia num adversário e sai para canto.
6 minutos: Terceira falta cometida pelo Palma Futsal.
5 minutos: Pausa técnica solicitada por Mário Silva, treinador do Benfica.
5 minutos: Golo do Palma Futsal! Assistência de Cléber Sousa e Mancuso, à boca da baliza, desvia para o 2-0.
5 minutos: Quarta falta cometida pelo Benfica.
4 minutos: Cartão amarelo a Arthur.
4 minutos: Terceira falta cometida pelo Benfica.
3 minutos: Remate de longe de Léo Gugiel para bela defessa de Luan Muller.
3 minutos: Cartão amarelo a Cainan.
2 minutos: Golo do Palma Futsal! Tayebi (antigo jogador do Benfica) remata forte e colocado e não dá qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes das águias. 1-0.
2 minutos: Está confirmado! Há penálti a favor do Palma Futsal, depois de derrube de Léo Gugiel a Cainan.
2 minutos: Segunda falta cometida pelo Benfica.
2 minutos: Penálti para o Palma Futsal. A equipa técnica do Benfica solicita o 'vídeo-system' e a dupla de arbitragem vai ver as imagens.
1 minuto: Remate cruzado de Cainan, ao lado do poste esquerdo da baliza de Léo Gugiel.
1 minuto: Primeira falta cometida pelo Benfica.
1 minuto: Segunda falta cometida pelo Palma Futsal.
1 minuto: Primeira falta cometida pelo Palma Futsal.
Início da partida!
Benfica (cinco inicial): Léo Gugiel, Afonso Jesus, Bruno Coelho C, Arthur e Jacaré
Suplentes: Martim Figueira, Rômulo, Gonçalo Sobral, Ivan Chishkala, Bruno Cintra, Carlos Monteiro, Diego Nunes, Lúcio Rocha e Rocha
Treinador: Mário Silva
Palma Futsal (cinco inicial): Luan Muller, Chaguinha, Eloy Rojas, Marlon Araújo e Cainan
Suplentes: Carlos Barrón C, Mancuso, Mário Rivillos, Oledghobad, Francisco Tomaz, Tayebi, Cléber Sousa, Dani Saldise e Fabinho
Treinador: António Vadillo
Árbitros: Nikola Jelic e Vedran Babic (Croácia)
Já há equipas!
O Benfica vai tentar repetir a presença na final da competição, onde esteve pela última vez na temporada 2009/2010, tendo, nessa altura, conquistado o troféu, depois de vencer, na final, o Inter Movistar (3-2).
A BOLA online vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, como tal, venha daí, caro leitor. Está convocado e vai jogar de início!
O Benfica defronta esta noite o Palma Futsal, em partida relativa às meias-finais da Liga dos Campeões de futsal, que vai realizar-se no Vèlodrom Illes Balears, em Palma de Maiorca (Espanha).
Boa tarde!