Benfica: Kokçu volta sem jogar 1 minuto
Kokçu esteve em ação pela última vez no jogo com o Inter, em Milão, a 3 de outubro. Foto: IMAGO

Benfica: Kokçu volta sem jogar 1 minuto

FUTEBOL15.10.202323:45

Internacional turco nem sequer esteve no banco contra a Letónia; será reavaliado no Seixal; Aursnes, Musa e Jurásek foram titulares

Orkun Kokçu não foi utilizado pela Turquia nos jogos com Croácia e Letónia, de apuramento para o Euro-2024. O médio integrou a seleção depois de ter falhado o encontro com o Estoril, na Amoreira, devido a problema físico, não saiu do banco de suplentes em Osijek e, ontem, em Konya, nem sequer foi inscrito na ficha de jogo. Nas redes sociais, festejou o apuramento da Turquia para o Campeonato da Europa.

O internacional turco de 22 anos será, agora, reavaliado no Seixal. Roger Schmidt, depois do jogo com o Estoril, tinha desvalorizado a lesão, esclarecendo tratar-se de «uma coisa pequena». Kokçu seguiu, depois, viagem e integrou os trabalhos da seleção. Nos primeiros dias treinou-se condicionado e acaba por voltar a Lisboa sem sequer um minuto de utilização.

Três titulares

Nos jogos de ontem estiveram em ação três jogadores do Benfica, todos titulares. Fredrik Aursnes entrou de início na Noruega e, desta vez, foi infeliz, não evitando a derrota com Espanha (0-1). Foi substituído aos 77 minutos por Kristian Thorstvedt, já os espanhóis venciam.

Petar Musa manteve a titularidade da Croácia, que perdeu em Cardiff com País de Gales (1-2). Saiu ao intervalo para dar lugar a Dion Beljo.

David Jurásek também voltou a entrar de início na República Checa, que venceu por 1-0 as Ilhas Faroé. O lateral-esquerdo não estava a fazer uma grande exibição e foi substituído pelo extremo Lukas Provod quando a equipa procurava ainda o primeiro.

Aursnes mais 'castigado'

Aursnes num duelo com Rodri no jogo entre Noruega e Espanha (0-1). Foto: IMAGO

Fredrik Aursnes é o jogador mais utilizado pelos encarnados (11 jogos completos, 990 minutos) e a seleção norueguesa castigou-o com mais 167 minutos. É provável que Roger Schmidt poupe o norueguês com o Lusitânia, sexta-feira, para a Taça de Portugal, em Angra do Heroísmo, Açores.

As seleções, porém, foram positivas para Musa e Jurásek. O avançado croata foi aposta de início, esteve em atividade, enquanto o lateral checo ganhou minutos para consolidar a recuperação da forma. Desde que se lesionara no tornozelo direito, na primeira jornada com o Boavista, só tinha sido titular, no Benfica, com o Estoril.

Os 11 internacionais do Benfica só completam a participação nas seleções na madrugada de quarta-feira. Nicolás Otamendi (Argentina) e David Neres (Brasil) também devem perder o jogo da Taça com os açorianos.

A equipa volta a treinar-se esta segunda-feira de manhã, depois de ter gozado folga no domingo.