Barcelona sem margem para erro na visita a Las Palmas
Xavi IMAGO
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Barcelona sem margem para erro na visita a Las Palmas

INTERNACIONAL04.01.202407:45

Encontro entre as equipas refere-se à 19.ª jornada da LaLiga

O Barcelona volta à La Liga com viagem ao reduto do Las Palmas, na Gran Canária, num encontro referente à 19.ª jornada, que terá início às 20.30h.

A turma liderada por Xavi Hernández procura voltar à melhor forma e afastar o momento de instabilidade que a tem acompanhado, especialmente no final de 2023. Nos últimos cinco jogos, os catalães perderam dois – contra Girona (4-2) e, para a Liga dos Campeões, com o Antuérpia (3-2) -, empataram um, contra o Valência (1-1), e venceram outros dois, frente ao Almeria (3-2), último classificado, e Atlético Madrid (1-0).

Desta forma, à entrada de 2024, a formação blaugrana encontra-se na quarta posição, com 38 pontos, os mesmos do que o Atlético de Madrid, e procura aproximar-se dos líderes do campeonato: o Girona e os eternos rivais Real Madrid, estando a sete pontos das posições cimeiras. Assim, a margem de erro para o técnico culé é pequena.

O técnico do Barcelona sabe que não vai poder contar com Marcos Alonso, uma vez que o lateral foi operado às costas, devido a problemas lombares, mas pode contar com o reforço Vítor Roque, cuja inscrição foi confirmada na véspera, uma vez que o emblema catalão precisava contornar as limitações orçamentais.

A equipa insular, por oposição, está a surpreender pela positiva com uma campanha muito interessante. Depois de uma ausência de cinco anos da LaLiga, estão em décimo lugar, com 25 pontos, fruto de sete vitórias, quatro empates e outras sete derrotas. Ainda assim, o Las Palmas, orientado por García Pimienta, sofreu apenas 15 golos, registo que vale a segunda melhor defesa do campeonato. Em ordem inversa, a capacidade ofensiva é um dos pontos fracos da formação ‘caseira’. Os 15 golos marcados fazem com que sejam o segundo pior ataque da competição.

Fora das contas de Pimienta está Julián Araujo, que está emprestado pelo Barcelona, facto que o impede de jogar contra o próprio clube, detalhe que não escapou ao treinador na antevisão da partida. «Não há nada que possamos fazer, mas eu acabava com esta restrição. Se um jogador está emprestado a um clube, quando joga contra o seu próprio, que jogue e pronto», atirou.

Historicamente, este é um confronto que favorece os catalães, apesar de o último duelo – que se deu a 1 de março de 2018 – ter terminado com um empate a uma bola. Mas o clube blaugrana foi vencedor em cinco dos últimos seis jogos entre ambos, sendo que a última vitória do Las Palmas aconteceu há mais de 30 anos, mais especificamente no dia 6 de fevereiro de 1991.

Barcelona

Sistema tático provável: 4x3x3

Onze inicial provável: Iñaki Peña, João Cancelo, Ronald Araújo, Andreas Christensen, Álex Baldé, Sergi Roberto, Ilkay Gündogan, Fermín López, Robert Lewandowski e João Félix

Lesionados: Ter Stegen, Pedri, Gavi, Marcos Alonso

Em risco de suspensão: João Cancelo

Xavi Hernández a dar indicações no jogo contra o Alméria (IMAGO/ZUMA Wire)

O que disse Xavi Hernández na antevisão: «Juntamente com o Girona, penso que o Las Palmas é a surpresa [da temporada]. [García] Pimienta e a sua equipa estão a fazer um excelente trabalho. Tenho uma boa relação com ele e será um adversário difícil. Ambos queremos ter a bola e eles são um adversário com uma abordagem mais viva e ofensiva do que outros. A equipa regressou muito bem, mas temos de o provar em campo, pelo que as palavras são desnecessárias», frisou.

Las Palmas

Sistema tático provável: 4x3x3

Onze inicial provável: Álvaro Valles, Sergi Cardona, Mika Mármol, Saúl Coco, Benito Ramírez, Enzo Loiodice, Máximo Perrone, Javi Muñoz, Munir El Haddadi, Sory Kaba e Marvin Park

Lesionado: Fábio González

Garcia Pimienta, treinador do Las Palmas (IMAGO/Pressinphoto)

O que disse Garcia Pimienta: «Queremos ter a bola porque o Barcelona, tal como nós, sofre se não a tiver, embora seja ajudado por grandes individualidades. A intenção é que tenhamos a bola. Temos de ser corajosos. Se dermos um passo atrás, não vamos conseguir nada. Fomos feitos para jogar assim. Além disso, o Las Palmas e os seus adeptos merecem estes jogos», rematou.