Barcelona deixa dois pontos em Maiorca e liderança à mercê
Foto PanoramiC/IMAGO

La Liga Barcelona deixa dois pontos em Maiorca e liderança à mercê

Catalães contaram com João Cancelo e João Félix e voltaram, depois de cinco vitórias seguidas, a tropeçar no campeonato; Resultado premeia excelente prestação dos insulares

O Celta de Vigo já havia ameaçado no sábado (esteve a vencer por 2-0 mas permitiu a reviravolta) mas foi o Maiorca, esta quarta-feira, a tirar pontos ao Barcelona, com o empate a dois golos, em partida da 7.ª jornada da La Liga.

Xavi voltou a apostar em João Cancelo e João Félix de início, mas os dois portugueses não estiveram em tão bom nível como nos últimos jogos, exceção feita a dois remates muito perigosos do avançado, um para defesa de Rajkovic, outro em cheio no poste, na segunda parte.

Xavi Hernández rodou, mudou cinco peças em relação ao último onze, Robert Lewandowski começou no banco – foi Ferrán Torres a jogar como ‘9’ - e o Barça sentiu a falta do polaco na primeira parte, sendo praticamente inofensivo no último terço. 

Os maiorquinos, que contaram com o português Samu Costa no meio-campo, dominaram na primeira parte e chegaram à vantagem logo ao minuto 8, pelo kosovar Vedat Muriqi, ele que foi um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa adversária. Foi apenas aos 41’ que o campeão chegou ao empate, num belíssimo golo de Raphinha, com forte remate no movimento habitual da direita para a esquerda. Logo de seguida, o brasileiro podia ter concretizado a reviravolta, mas seria o Maiorca a chegar novamente à vantagem, ainda antes do intervalo, num lance com três toques: o guarda-redes Rajkovic bateu longo, Muriqi ganhou nas alturas e deixou Abdón Prats na cara de Ter Stegen, com o avançado a marcar o quarto golo na prova.

O intervalo não foi bom conselheiro para os blaugrana, que apareceram no segundo tempo com a mesma lentidão de processos que lhes tinha invadido o jogo na primeira parte. Félix deu o lugar a Yamal aos 65’ e foi o novo ‘menino bonito’ da Catalunha a mexer com o jogo, lançado Raphinha, aos 75’, para que o brasileiro servisse Fermín López para o 2-2. Já antes, Yamal havia ganho uma grande penalidade, anulada pelo árbitro após ver as imagens no VAR, percebendo-se, na repetição da transmissão televisiva, que o camisola 27 do Barcelona simulou dentro da área.

Até final, o Barcelona não conseguiu encostar os maiorquinos à área e até foi a equipa da casa, por Cyle Larin, a dispor da melhor oportunidade para que alguém saísse vencedor da partida, mas o remate do canadiano saiu sem a melhor pontaria.

Contas feitas, o Barcelona volta, depois de cinco vitórias seguidas desde a primeira jornada, a tropeçar. A equipa de Xavi fica com 17 pontos na liderança, mas poderá entregá-la nesta jornada a Girona (16, joga fora com o Villarreal) ou Real Madrid (15, joga em casa com o Las Palmas). O Maiorca é 15.º depois de somar o sexto ponto no campeonato.

Recorde o filme da partida:

Fim do jogo em Maiorca, 2-2

90+7' - O Barcelona tropeça no Son Moix e só se pode queixar de si próprio, tal foi a desinspiração que mostrou.

90' - Sete minutos de compensação. O Barça vai carregar à procura da 'remontada'.

75' - GOLO DO BARCELONA, MARCA FERMÍN (2-2)! Belo envolvimento ofensivo dos catalães: Yamal desmarcou Raphinha, Lewandowski simulou e deixou a bola passar para 

Depois de ver as imagens, o árbitro da partida anula a grande penalidade!

Árbitro chamado pelo VAR para ver as imagens...

65' - Penálti para o Barcelona! Yamal entrou e mexeu logo com o jogo. Arrancou pela direita e sofreu falta dentro da área.

64' - Xavi faz mais duas alterações. Fermin López e Lamine Yamal rendem Oriol Romeu e João Félix. Jogo mais discreto do português, que apareceu com dois remates perigosos: um para defesa de Rajkovic, outro em cheio no poste.

58' - Aí está Lewandowski, que rende Ferrán Torres.

55' - Que 'bomba' de João Félix! Remate em arco do português em cheio no poste. Rajkovic ficou pregado ao relvado.

53' - O Barcelona continua a evidenciar dificuldades para perfurar a defensiva contrária. Não deverá tardar muito para a entrada de Lewandowski...

46' - Recomeça o jogo e sem alterações nas duas equipas.

Intervalo em Maiorca, 2-1

Tempo de descanso no Son Moix. O Maiorca justifica a vantagem perante um Barcelona que só jogou como pode e sabe durante cinco minutos, altura em que chegou ao golo do empate. O kosovar Vedat Muriqi tem sido um verdadeiro pesadelo para a defensiva do campeão espanhol.

45+3' - GOLO DO MAIORCA, MARCA ABDON PRATS (2-1)! O Barça estava a carregar à procura da remontada, mas em três toques o Maiorca chega ao golo. Rajkovic pontapeou, Muriqi ganhou nas alturas e deixou Prats na cara de Ter Stegen, desviando para o golo. Defesa do Barcelona completamente a dormir...

45+2' - Agora foi João Félix à beira do 2-1! Servido por Raphinha, rematou à meia volta, de primeira, para boa defesa de Rajkovic para canto.

45' - Raphinha teve nos pés a possibilidade de bisar e fazer a reviravolta, mas, isolado na cara de Rajkovic, atirou muito por cima. Que perdida!

41' - GOLO DO BARCELONA, MARCA RAPHINHA (1-1)! Só assim os catalães poderiam chegar ao empate. Belo lance individual do extremo, que, no movimento habitual da direita para dentro, dispara forte e fora do alcance de Rajkovic.

39' - Primeira oportunidade para o Barcelona! Gavi conduziu, serviu Ferrán Torres e o avançado rematou, mas Rajkovic fez a 'mancha' e impediu o 1-1.

36' - Amarelo para Oriol Romeu depois de uma entrada mais dura sobre Muriqi.

35' - Pablo Maffeo sai lesionado, entra Jaume Costa no Maiorca.

Com o golo apontado, Muriqi é, a par de Joselu, o único jogar a ter marcado a Barcelona, Atlético Madrid e Real Madrid no campeonato espanhol desde o início da última temporada.

26' - Quase o 2-0 para o Maiorca! Livre estudado e o central Nastasic, de cabeça, fica à beira de assinar o segundo, mas a bola sai ligeiramente ao lado. Ter Stegen ficou a ver...

19' - Bom trabalho de Antonio Sánchez, que remata forte e rasteiro, para Ter Stegen encaixar.

16' - O Barça não consegue pegar no jogo. Excelente entrada do Maiorca.

8' - GOLO DO MAIORCA, MERCA MURIQI (1-0)! É a equipa da casa quem se chega à frente do marcador, vendo compensada a boa entrada na partida. Ter Stegen falhou na distribuição e entregou a bola ao adversário. Depois de um primeiro parte de Ronald Araújo, Antonio Sánchez serviu o kosovar e Muriqi, de pé esquerdo, colocou a bola no fundo da baliza. 

Antes da partida, Deco falou à DAZN sobre João Félix e João Cancelo: «Estão emprestados, ainda é muito cedo para falar de contratá-los. Pouco a pouco pensaremos nisso. Estamos contentes com os dois, o João Félix parece um novo jogador. Já o conheço há muito tempo, é um jogador distinto e fico feliz por ele estar a desfrutar connosco.»
 

1' - Começa o jogo em Maiorca!

Equipas no túnel para acederem ao relvado.

Na época passada, o Barcelona venceu os dois jogos frente aos maiorquinos: 1-0 fora de casa, 3-0 em Camp Nou.

Já o Maiorca apresenta este onze, onde está o português Samu Costa:

Xavi aposta na dupla portuguesa no onze inicial, mas faz descansar Robert Lewandowski. Serán Ferrán Torres o '9' da equipa, com Raphinha e Félix no apoio. No eixo da defesa, Ronald Araújo faz companhia a Iñigo Martínez e Koundé e Christensen ficam no banco.

O Barça chega a este jogo motivado por seis vitórias seguidas e por ter alcançado a liderança isolada no campeonato na última jornada. Já o Maiorca perdeu, por 3-5, na visita ao terreno do Girona na passada ronda.