Áudios do VAR explicam golo anulado ao Moreirense contra o Benfica
Gabrielzinho havia marcado frente ao Benfica, aos 45+3 minutos, mas o golo foi anulado (IMAGO)
Foto: IMAGO

Áudios do VAR explicam golo anulado ao Moreirense contra o Benfica

NACIONAL06.09.202422:03

Gabrielzinho abriu o marcador em Moreira de Cónegos, contra os encarnados, mas o tento foi anulado por falta na sequência da jogada

Decorria o tempo de compensação na primeira parte, em Moreira de Cónegos, no encontro entre Moreirense e Benfica, da jornada 4 do campeonato, quando Gabrielzinho abriu o marcador para a equipa da casa. André Narciso, o árbitro da partida, validou o golo, mas Vasco Santos, o VAR, teve outra interpretação e pediu que Narciso fosse ver as imagens do lance.

Após conversa com o VAR, o golo do Moreirense acabou por ser anulado por falta de Alan sobre Leandro Barreiro, no momento da jogada que dá origem ao golo. Os áudios foram divulgados no programa Juízo Final, da SportTV+, que contou com os comentários de João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem: «Este lance tem um pisão, mas um pisão sem gravidade, sem perigo... mas que é falta. É falta, tira o jogador do Benfica da jogada e aquele jogador, com aquela infração, tira a bola e constrói a jogada do golo. O VAR detetou a infração, mostrou o facto e não restou outra opção que não fosse anular o golo.»

Eis a conversa entre árbitro e VAR:

Vasco Santos: Daqui VAR, André. Estás a ouvir-me? Peço que venhas à zona de revisão para veres uma falta na fase de ataque, naquele momento atrás. Não te esqueças, se tomares a decisão de ver a fase de ataque toda.

André Narciso: [Vê a primeira imagem] Ele pisa-o... mete mais para trás, Vasco. É o número 11 [Alan]?

Vasco Santos: Queres outra imagem?

André Narciso: Não, esta chega. Ele pisa-o [pisa Leandro Barreiro] e tira-o da jogada. Deixa andar [a imagem]... Não vou dar cartão. É só falta sem cartão e vou anular o golo.

Veja o lance: