Ataque em remodelação no Casa Pia: sai (pelo menos) Lacxmicant, entra Clau
Setor ofensivo dos gansos receberá mudanças em 24/25: dois dos atuais três atacantes poderão deixar o clube; atacante guineense que cumpriu toda a carreira em Espanha estará certo no novo plantel
Com a manutenção na Liga já assegurada – não precisou sequer de pontuar em Braga, onde perdeu por 4-3, este domingo, para o conseguir – o Casa Pia prepara já a planificação do seu plantel para 2024/2025, começando por definir o seu ataque. Isto porque, em função das circunstâncias, no final da época poderá permanecer um dos pontas de lança que iniciaram a presente temporada, podendo restar apenas Felippe Cardoso para a próxima temporada dos gansos.
O brasileiro, atual primeira escolha para o ataque casapiano, está ligado contratualmente ligado até 2026 e aguarda por novos companheiros a partir do momento em que Clayton, que vinha sendo a primeira escolha até meio da temporada, transferiu-se para o Vasco da Gama e reduziu o contingente ofensivo, que em janeiro havia recebido André Lacximicant, por empréstimo do SC Braga, juntando-se a Fernando Andrade, também um reforço, mas chegado ao clube no início da temporada.
Se a saída de Lacximicant no final da temporada, será um dado praticamente adquirido, tanto que se encontra emprestado e não deverá estender esse vínculo – o jovem de 22 anos tem tido utilidade para o técnico Gonçalo Santos, tendo até marcado o primeiro golo na Liga principal há pouco mais de uma semana, ante o Desportivo de Chaves, mas não conseguiu ganhar o lugar a Felippe, colocando-se apenas como alternativa ao brasileiro para o lugar, pelo que em junho regressará ao clube de origem.
Além de Lacximicant, também Fernando Andrade não tem o seu lugar garantido no Casa Pia na próxima temporada, fruto da escassa utilização que tem conhecido: o experiente avançado brasileiro, de 31 anos, soma 22 partidas em toda a época, mas apenas cinco como titular, pelo que poderá não ter interesse em seguir no clube apesar de apenas cumprir o primeiro de dois anos de contrato. O avançado, ex-FC Porto, ainda tem um ano de contrato por cumprir mas poderá vir a procurar outro clube no qual possa ter maior protagonismo.
Face a esta saída praticamente confirmada e outra muito provável, Felippe Cardoso e o setor atacante casapiano vão, com toda a certeza, receber concorrência: ao que o nosso jornal pôde apurar, o guineense Cláudio Mendes, apontado esta segunda-feira como reforço em Pina Manique, terá a sua contratação já garantida, ainda que não seja conhecida a duração do contrato que o ligará ao clube lisboeta. O atacante, que representa o Cornellá, de Espanha, ocupará uma das possíveis duas vagas que se irão criar.
Clau, como é conhecido, cumpriu toda a carreira em Espanha apesar das origens na Guiné Bissau, nação lusófona, tratando-se de uma aposta do scouting dos gansos face às boas temporadas que tem realizado nas divisões inferiores de Espanha, em especial nas duas últimas: em 22/23, apontou seis golos em 35 partidas na Primera Divisón RFEF (terceiro escalão), mudando-se na presente temporada para o Cornellá, emblema que ocupa a mesma divisão e pelo qual soma para já sete golos em 27 partidas.