21 maio 2024, 17:34
Gasperini confiante: «Leverkusen é forte...mas nós também»
Treinador da Atalanta fez a antevisão à final da Liga Europa
Final da Liga Europa disputa-se esta quinta-feira, a partir das 20 horas, em Dublin, Irlanda. Italianos procuram conquistar o primeiro título europeu da sua história, alemães querem repetir feito de 1988
Os alemães do Bayer Leverkusen, ainda invictos, chegam à final da Liga Europa numa época de sonho, enquanto os italianos da Atalanta sonham com o primeiro troféu internacional.
Com 51 jogos sem perder em todas as competições e após conquistar o campeonato alemão, colocando um longo ponto final de uma década de domínio do Bayern Munique, a formação de Leverkusen é a favorita a vencer a Liga Europa 2023/24, em Dublin. Do outro lado terá um rival que afastou o favorito Liverpool e um treinador experiente, Gian Piero Gasperini, que vai no seu oitavo ano à frente do clube italiano.
O Bayer Leverkusen vai disputar a sua terceira final europeia, contando já com uma Taça UEFA, conquistada em 1987/88. A formação de Bérgamo, por sua vez, estreia-se em finais europeias.
A liderar o Bayer Leverkusen pelo segundo ano consecutivo, o técnico espanhol fez a melhor época de sempre do clube em 119 anos de história e ainda com possibilidades de erguer mais troféus. É que os alemães têm ainda a final da Taça da Alemanha para disputar, contra o Kaiserslautern, da segunda divisão.
Esta será a terceira final europeia do Leverkusen, após a vitória contra o Espanyol em 1987/88 e a derrota na Liga dos Campeões em 2001/02 frente ao Real Madrid, marcada pelo golo histórico de Zinedine Zidane.
Para alcançar a final na capital irlandesa, o Bayer venceu todos os jogos na fase de grupos e eliminou novamente o Qarabag nos oitavos de final, seguindo-se vitórias contra o West Ham e a Roma, na altura já sem José Mourinho. Em cada uma das eliminatórias, a equipa de Alonso esteve à beira da sua primeira derrota da temporada, mas conseguiu evitá-la nos últimos suspiros.
A Atalanta, que terminou a Serie A no quinto lugar, teve uma trajetória mais consistente, superando o Liverpool nos quartos de final com uma vitória por 3-0 em Anfield. No Grupo D, obrigou o Sporting ao play-off e voltou a derrotar os agora campeões portugueses nos oitavos de final. Nas meias-finais, eliminou o Marselha, que já tinha afastado o Benfica.
As duas equipas já se defrontaram por duas vezes na Liga Europa e ambas, em 2021/22, foram ganhas pela Atalanta.
A final será disputada na Arena Dublin, com capacidade máxima para 51 mil espectadores, recebendo a sua segunda final europeia. Em 2010/11 foi palco da final 100% lusa da Liga Europa, entre FC Porto e SC Braga, vencida pelos dragões por 1-0, com golo de Radamel Falcao.
A Atalanta vai para a final com algumas ausências importantes, uma vez que não pode contar com Holm e De Roon, ambos afastados por lesão. Além disso, Tolói e Kolašinac estão em dúvida, também por questões físicas.
Equipa provável (3x4x3): Musso; Djimsiti, Hien, Scalvini; Zappacosta, Koopmeiners, Ederson, Ruggeri; De Ketelaere, Scamacca, Lookman.
A figura: o internacional italiano Gianluca Scamacca revitalizou a sua carreira com seis golos na competição, metade deles apontados ao Sporting.
O que disse Gasperini na antevisão: «Com a consciência de que estamos diante de uma grande equipa: os números e as perfomances ao longo dos meses, falam por si. No entanto, ao longo desta época, enfrentámos outras equipas muito fortes, tanto na Itália, como na Europa.»
21 maio 2024, 17:34
Treinador da Atalanta fez a antevisão à final da Liga Europa
O Bayer Leverkusen chega a esta final sem quaisquer problemas com lesões no plantel. Desta forma, o treinador espanhol tem todos os principais jogadores disponíveis. Apesar da final da Taça da Alemanha, marcada para o fim de semana seguinte, Alonso não planeia poupar jogadores na capital irlandesa.
Equipa provável (3x4x2x1): Kovář; Tapsoba, Tah, Hincapie; Frimpong, Andrich, Xhaka, Grimaldo; Hofmann, Wirtz; Schick.
A figura: entre as estrelas do plantel do Leverkusen, destaca-se o jovem médio Florian Wirtz, apontado como uma grande esperança para o Euro 2024, assim como o ex-benfiquista Aléx Grimaldo, que disputou 49 partidas esta temporada ao serviço dos alemães.
O árbitro da final será o romeno István Kovács.