«Arthur Gomes pode jogar a lateral»

Sporting «Arthur Gomes pode jogar a lateral»

NACIONAL30.03.202313:30

Cinco perguntas a Litos, antigo jogador do Sporting e treinador de futebol, sobre a possibilidade de Arthur Gomes jogar comp latera-direito frente ao Santa Clara (ver notícia associada):

- Esgaio está castigado e Bellerín dificilmente recupera para o Santa Clara. É um problema para Rúben Amorim na preparação do jogo com os açorianos?
- É sempre um problema por aquilo que o Esgaio estava a dar à equipa. Está num bom momento, a combinar muito bem com Edwards no corredor direito, daí ser um problema. Mas acredito que haja alternativas a estas ausências nesta posição. São os dois laterais de raiz, mas acredito que haverá solução.

- Arthur Gomes pode ser a opção? Tem características para jogar a lateral?
- O Arthur Gomes tem sido chamado muitas vezes, sobretudo quando a equipa precisa de mais profundidade, mais de ataque. É um jogador de último terço, mas pode jogar a lateral, até porque está agora mais adaptado a essa posição.

- Considera que Arthur Gomes, tratando-se de um extremo, pode ter mais dificuldades a defender?
- Acredito que possa ter, até também por não estar ainda bem coordenado com a linha defensiva, um pouco à imagem de Nuno Santos, que levou algum tempo a estar rotinado com esse trabalho defensivo e que hoje está a desempenhar muito bem. Mas levou algum tempo. Mas estas duas semanas podem ter servido para o Arthur Gomes se ir preparando, o que é importante.

- St. Juste também faz bem a posição. O neerlandês poderia ser uma boa opção?
- Passa por perceber primeiro como o Coates vai chegar, se for a jogo pode haver essa possibilidade, de St. Juste fazer a posição, e tem vocação para tal, pois já jogou aí na Alemanha. É rápido, muito bom na condução de bola, nas combinações com colegas, nos cruzamentos, pode perfeitamente ser colocado nessa posição.

- Bellerín chegou com estatuto mas ainda pouco provou. Está de alguma forma desiludido?
- Não deu muito para ver, percebe-se que se trata de um jogador tecnicamente evoluído, não me parece que seja à imagem de Pedro Porro ou Esgaio, que são mais verticais e velozes, mas tem outras qualidades que fizeram dele o que tem sido nos últimos anos. Para chegar ao Barcelona não é um jogador qualquer, nem os anos que passou no Arsenal, fez ainda depois uma época extraordinária no Bétis, que o levou a ser contratado pelo Barça.