Arbitragem polémica, André Castro e qualidade do Moreirense: tudo o que disse César Peixoto
César Peixoto, treinador do Moreirense (Foto: FERNANDO VELUDO/LUSA)

Arbitragem polémica, André Castro e qualidade do Moreirense: tudo o que disse César Peixoto

NACIONAL30.08.202423:19

Treinador dos cónegos destacou o grande jogo dos seus jogadores frente ao Benfica, apesar da «má» exibição de André Narciso, e prevê uma grande época da da sua equipa

Depois de uma derrota em Braga, por 3-1, o Moreirense quase que conseguiu um triunfo na receção ao Benfica, mas uma grande penalidade assinalada por André Narciso, árbitro principal, já no final da partida, estragou os planos de César Peixoto, que procurava a terceira vitória em quatro jogos. O treinador dos cónegos reagiu a esse ponto conquistado, em conferência de imprensa, e abordou as polémicas decisões da equipa de arbitragem, o mercado e outros temas.

Empate com o Benfica e decisões da equipa de arbitragem: «Sabe-nos a pouco, claramente. O Benfica com mais domínio, como é natural, mas nós sempre muito bem organizados. Na primeira parte saímos algumas vezes e se tivéssemos melhores tomadas de decisões podíamos ter feito mais ainda. Depois o Benfica na segunda parte acaba por entrar mais forte, nós aguentámos esse primeiro embate e depois começámos a crescer no jogo e conseguimos chegar ao golo. Depois na parte final, aquele penálti para o Benfica cai do céu, para mim, tanto o penálti como o golo anulado, na primeira parte, não me parecem. Tive a ver e não me parecem, mas as pessoas que entendem de arbitragem é que têm de analisar e perceber, mas claramente muito duvidoso, não me parece nada penálti. Penso que é injusto pelo esforço que a minha equipa teve, os meus jogadores, muito orgulhoso pelo trabalho que fizeram. Sabíamos que íamos sofrer, mas nós soubemos sofrer, aproveitar depois, no momento certo, sair em algumas transições e criar perigo. Antes do jogo, um empate seria bom, mas depois do desenrolar do jogo…»

Bom arranque de temporada oficial e derrota com o SC Braga: «Começámos o campeonato bem. Tenho pena de não conseguir hoje mais dois pontos, penso que seriam merecidos, mas estamos no caminho certo. Sabemos o caminho que temos de percorrer, sabemos das dificuldades que ainda temos. Queremos dominar jogos, mas contra os grandes é mais difícil. Acho que a equipa ainda tem para crescer, estou muito satisfeito com o plantel, com o dia a dia, por isso estão de parabéns. Temos ainda aspetos a melhorar, como é óbvio. Na semana passada, com o SC Braga, não éramos os mais fracos e agora com o Benfica não está tudo bem feito, vamos encarar o campeonato jogo a jogo.»

Saída de André Castro para o FC Porto B e densidade do plantel: «O Castro estava convocado e acabou por sair. Um jogador que admiramos, um excelente homem, profissional, que sempre esteve aqui a 100%, a quem nós desejamos a maior felicidade. Penso que lhe apareceu um projeto de acordo com o que ele queria também. Temos o Frimpong só como lateral esquerdo, penso que aí a vaga tem de ser preenchida. De resto estou satisfeito com o plantel, nós treinadores queremos sempre mais, mas temos de potenciar o que temos. Não estou preocupado, quero é que feche o mercado, que não saia ninguém, temos jogadores de grande qualidade aqui que se potenciaram no ano passado e que este ano continuam em bom nível e, com certeza, vão fazer um grande campeonato.»

Último dia do mercado de transferências: «Eu acho que esta janela de mercado devia fechar antes de iniciar o campeonato, acho que para todos os treinadores, para todas as equipas, porque trabalhamos uma época inteira. Fazemos quatro ou cinco jogos de campeonato e depois estamos sempre sujeitos a perder jogadores que são importantes nas nossas equipas. As equipas têm de vender, não é só o Moreirense, como, por exemplo, o Benfica e todas as equipas, por isso é sempre um atormento para os treinadores este mercado ser tão prolongado. Penso que antes de iniciar o campeonato devia já estar fechado, cada um estar já com o seu plantel fechado e abordarmos os jogos com a certeza de quem fica e de quem sai.»

Reforços e continuidades no plantel: «Sim, acho que são jogadores que têm sido opções. O Gabriel[zinho] chegou mais tarde, aos poucos está a conquistar o espaço dele, o Madson está aqui há mais tempo, fez uma boa pré-época. O Alanzinho é um jogador muito importante para nós também. Temos um plantel muito equilibrado, quase dois jogadores por posição, tirando o jogo com o Arouca, o Fabiano teve um problema com os dentes e entrou o Dinis [Pinto] e fez um jogo fantástico. Por isso não estou preocupado se joga um jogador ou outro, é verdade que temos jogadores com qualidade e isso dá-nos algum descanso para abordar o campeonato, sabendo que em todo o lado há uns que vão jogar mais que os outros, nós treinadores não vamos conseguir agradar a toda a gente, mas depois há competição interna e isso faz com que a equipa seja competitiva nestes jogos, mesmo contra equipas de outro nível.»