«Apuramento para o Mundial é histórico»

Futebol Feminino «Apuramento para o Mundial é histórico»

FUTEBOL FEMININO04.04.202317:22

O primeiro-ministro, António Costa, visitou esta terça-feira a Seleção Nacional feminina, na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde foi recebido pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e elogiou a equipa treinada por Francisco Neto e o inédito apuramento para a fase final do Mundial da Austrália/Nova Zelândia-2023, que irá decorrer de 20 de julho a 20 de agosto

«O apuramento para o Mundial é um facto absolutamente histórico e demonstrativo do trabalho da federação e dos clubes para promover o futebol no feminino», afirmou o líder do Executivo na ocasião, em declarações ao Canal 11.

António Costa enalteceu o «enorme talento e qualidade» do grupo e desejou a todas «as maiores felicidades na fase de preparação» para a competição na Oceânia, onde Portugal terá como rivais na fase de grupos, recorde-se, a campeã mundial e número um do ranking FIFA, EUA, mas ainda os Países Baixos e o Vietname, no Grupo E (passam os dois primeiros aos oitavos de final).

Um apuramento suadíssimo, após o segundo lugar na fase de grupos da zona europeia, e que acarretou para a Seleção – agora 21.ª do ranking mundial, a melhor classificação de sempre (há nove anos, era 47.ª) três vitórias em jogos de play off’, ante Bélgica (2-1), Islândia (4-1) em 2022 e, a 22 de fevereiro do corrente ano, já em Hamilton (Nova Zelândia), ante os Camarões, por 2-1, com um golo de Carole Costa a decidir o triunfo e qualificação lusa… aos 90+4.

«Ficaram a saber que os jogos de futebol podem ter 94 minutos», como realçou António Costa na ocasião.

No estágio de preparação em curso, a Seleção irá defrontar o Japão, na sexta-feira, dia 7 do corrente mês (17 horas) e na terça-feira, dia 11 do corrente mês (17.30 horas) o País de Gales, encontros agendados para o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

No Mundial-2023, Portugal irá começar na Nova Zelândia, defrontando os Países Baixos a 23 de julho, o Vietname a 27 de julho e os EUA a 1 de agosto.