FC Porto-Santa Clara, 1-1 Anjo ou Diabo, Gabriel é nome que assombrou o Dragão (destaques do Santa Clara)
Gabriel Silva marcou, Gabriel Batista defendeu quase tudo até um penálti no último minuto
Gabriel Batista (nota 8)
Anjo e Diabo. Gabriel Batista sai do Dragão como herói dos açorianos e uma assombração para os adeptos do FC Porto. O guarda-redes fez uma grande defesa após remate de Gonçalo Borges, aos 28’, e ainda a frio a abrir a 2.ª parte, foi gigante para negar o golo a Galeno. E no último minuto, teve a frieza necessária para defender o penálti do brasileiro e tornar-se herói.
É inegável que Gabriel Batista foi o herói dos açorianos no Dragão, pelo que foi defendo durante o jogo, mas sobretudo pela defesa ao segundo penálti de Galeno no último lance da partida. Mas nem sequer foi o primeiro Gabriel a sobressair no Santa Clara.
Esse papel coube a Gabriel Silva, que já depois de ter mostrado qualidade com a bola nos pés em velocidade a conduzir transições ofensivas, surgiu solto na área para rematar de primeira após canto de Klismahn. E dificilmente a assistência podia ter ficado mais bem entregue do que ao camisola 77. Com nome a fazer lembrar craque alemão, Klismahn foi o jogador que deu mais trabalho ao último reduto portista.
Sidney Lima também sai com nota muito positiva do Dragão. Fez um corte preponderante logo no primeiro minuto após cruzamento de Martim Fernandes, o aos 12’ importunou a ação de Deniz Gul quando o avançado se isolava, num lance em que os jogadores portistas ficaram a pedir penálti. Na 2.ª parte, correu a todos os fogos para afastar o perigo da baliza açoriana.
Matheus Pereira estava a fazer um bom jogo, ganhou um cartão amarelo a João Mário pouco depois dos 20 minutos numa subida no terreno, mas foi ele quem acabou expulso, após duas entradas duras sobre Fábio Vieira, aos 52’ e aos 80’. Podia ter comprometido o resultado histórico no Dragão.
Notas dos jogadores do Santa Clara: Gabriel Batista (8), Luís Rocha (7), Sidney Lima (7), MT (7), Matheus Pereira (6), Diogo Calila (6), Klismahn (7), Adriano (6), Pedro Ferreira (6), Vinicius (6) e Gabriel Silva (7); Lucas Soares (6), Sérginho (6), Ricardinho (6), Daniel Borges (5), Gui Ramos (5)