Andriy Shevchenko nomeia o seu avançado favorito da atualidade
O ex-avançado ucraniano deu uma entrevista onde revelou o seu avançado favorito no momento e os defesas mais difíceis que enfrentou
Andriy Shevchenko publicou uma auto-biografia intitulada A Minha Vida, O Meu Futebol e a editora do livro – Back Page Press – em parceria com o site Football Italia, organizou uma entrevista ao antigo internacional ucraniano através da rede social X.
Na mesma, o ex-jogador de Dínamo de Kiev, AC Milan e Chelsea, revelou o avançado que gosta mais de ver jogar no futebol atual: «Gosto muito do Mbappé. Ele está sempre a observar o jogo, os seus adversários e à procura da sua oportunidade. Ele é muito rápido, mas o que o torna eficaz é a qualidade dos seus movimentos e o facto de poder rematar com ambos os pés.»
O ucraniano também disse quais os defesas mais difíceis que enfrentou – «Javier Zanetti, Lilian Thuram e Alessandro Nesta eram muito intensos» - e explicou o que fazia para marcar golos: «Nos primeiros 5 minutos de cada jogo via como os podia enganar, testava-os com o meu movimento e procurava os seus pontos fracos.»
Quando perguntado sobre o golo favorito que marcou na carreira, Shevchenko lembrou-se de um: «em janeiro de 2004, em Roma, um jogo que ganhámos por 2-1. Ganhámos o campeonato nesse ano e a Roma era o nosso maior adversário. Foi uma bola longa do Clarence Seedorf, eu recebi-a no peito, na corrida, e eu coloquei-a por cima do guarda-redes com o pé esquerdo.»
Ao longo da sua carreira, Shevchenko ganhou 18 títulos, dos quais se destaca a Liga dos Campeões em 2003, com o Milan. A nível individual, ganhou a Bola de Ouro em 2004, quando também jogava pelo Milan.