Álvaro Carreras segue plano de Grimaldo
Benfica continua a pensar exercer o direto de compra por €6 milhões; Encarnados acreditam no potencial do lateral e estão preparados para dar-lhe tempo; Como aconteceu com Grimaldo
O Benfica mantém o plano para acionar a cláusula de compra do passe de Álvaro Carreras, no final da época, apesar de o lateral-esquerdo somar apenas nove presenças, e só duas como titular, desde que chegou à Luz em janeiro.
No contrato de empréstimo com o Man. United, a cedência temporária transformar-se-ia automaticamente em transferência definitiva se o internacional sub-21 espanhol jogasse pelo menos metade dos jogos a titular. Esse, porém, não será o caso.
Carreras foi apresentado a 17 de janeiro e, dois dias depois, já estava sentado no banco de suplentes da Luz para o jogo com o Boavista. Viria a estrear-se a 24 de janeiro, entrando a sete minutos do fim para o lugar de Morato na meia-final da Taça da Liga com o Estoril. E o primeiro jogo na condição de titular seria com o Vizela, nos quartos de final da Taça de Portugal, a 8 de fevereiro. Só voltaria a entrar de início com o Toulouse, a 15 de fevereiro, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.
Carreras chegou ao Benfica sem o estatuto de titular no Granada, no qual foi utilizado, na primeira metade da época, como lateral e extremo. O Benfica, porém, não hesitou em nele apostar. Acompanhava o lateral há muito tempo e a época 2022/2023 no Preston North End fortaleceu o interesse dos encarnados.
TEMPO E PACIÊNCIA
O Benfica acredita que Carreras pode seguir as pisadas de Álex Grimaldo. O agora lateral-esquerdo do Leverkusen, para o qual seguiu a custo zero no fim da época, chegou ao Benfica em janeiro de 2016, por €1,5 milhões. Até ao fim da época, participou em apenas cinco jogos, quatro como titular. Mas, na temporada 2016/2017, estava preparado para ser titular - Rui Vitória entregou-lhe a lateral-esquerda, para a qual concorria com Eliseu, mas uma lesão travou a progressão de Grimaldo, que foi operado a uma pubalgia em Madrid. Tinha, porém, conquistado o lugar.
NOVA CONCORRÊNCIA
Os encarnados estão, como tal, preparados para dar tempo e ter paciência com Álvaro Carreras. Na Luz, neste momento, o espanhol é o único lateral-esquerdo de raiz, considerando que Juan Bernat tem estado lesionado e não é opção e David Jurásek partiu, por empréstimo para o Hoffenheim. Roger Schmidt tem recorrido, sobretudo, a Aursnes e Morato, para desempenhar as funções de lateral-esquerdo.
O Benfica considera, neste momento, a contratação de um lateral-esquerdo - é difícil David Jurásek voltar. E vê em Carreras uma alternativa a eventual reforço que possa chegar no verão.
Carreras foi titular, ontem, na seleção sub-21 espanhola, que jogou com a Eslováquia (0-2) um particular, em Jerez de la Frontera. Esteve em campo 45 minutos. Na terça-feira, os sub-21 espanhóis recebem a Bélgica, em Almería, em jogo de qualificação para o Euro-2025.