Alta tensão no reencontro entre Pepe, Colombatto, Conceição e João Pedro Sousa

FC Porto Alta tensão no reencontro entre Pepe, Colombatto, Conceição e João Pedro Sousa

NACIONAL18.05.202315:23

Encerrou em acesa polémica o último jogo envolvendo FC Porto e Famalicão, realizado no Estádio do Dragão, há 15 dias, e cujo 3-2 final, definido no prolongamento, ditou a passagem dos dragões à final da Taça de Portugal. Os dois clubes voltam a encontrar-se, este sábado, para a 33.ª jornada da Liga e com quatro intervenientes sob o foco das atenções, por terem estado no olho do furacão desse desafio: os treinadores Sérgio Conceição e  João Pedro Sousa e os jogadores Pepe e Colombatto.


O mapa de castigos resultante da partida da 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal foi particularmente severo para com o treinador do FC Porto, que teve de cumprir um jogo de castigo pela expulsão (ao minuto 120+3) e foi multado em 4.284 euros, por ter entrado «na área técnica adversária provocando um conflito, num comportamento irresponsável», segundo vem escrito no relatório do árbitro Manuel Mota, numa versão contrariada pelo responsável dos dragões, motivando o recurso da sanção disciplinar.

Nessa incursão na área técnica do Famalicão, Conceição teve uma acalorada troca de palavras com João Pedro Sousa, com ambos a darem conta dos seus pontos de vista na conferência de Imprensa que se seguiu ao desafio [ver declarações em baixo], acentuando, ainda mais, as clivagens entre as partes.


Controvérsia surgiu, igualmente, entre o defesa-central Pepe e o médio Colombatto, dos minhotos. O jogador dos portistas acusou o adversário de um insulto racista no decorrer do encontro, aproximando-se do juiz bracarense dando conta das palavras que lhe terão sido dirigidas. O atleta argentino respondeu após o desafio e, mais tarde, chegou a emitir um comunicado sobre o mesmo incidente, demarcando-se do que lhe havia sido atribuído. Ainda assim, o incidente deixou marcas de afastamento entre as partes, que não conheceram qualquer evolução de aproximação, e que, agora, terão de ser discutidas no âmbito de um processo de averiguações instaurado pelo Conselho de Disciplina da FPF.