Alexandre Santos é o único treinador português na nova Superliga Africana
Técnico luso cumpre a terceira temporada consecutiva no Petro, clube que levou à conquista do bicampeonato angolano

Alexandre Santos é o único treinador português na nova Superliga Africana

Petro de Luanda, equipa orientada pelo técnico luso, recebe, no sábado, o Mamelodi Sundowns (África do Sul), na primeira mão dos quartos de final

Está aí à porta a edição de estreia da Superliga Africana de futebol, denominada de African Football League, competição que resulta de uma parceria entre a Confederação Africana de Futebol e a FIFA. 

Trata-se de uma prova que, para já, vai reunir oito equipas - todas convidadas tendo em conta o ranking atual e a divisão geográfica do território africano -, mas que a partir da próxima temporada será alargada a 24 clubes.

Nesta primeira edição, Alexandre Santos é o digno representante luso no comando de uma das oito equipas participantes. O treinador luso do Petro de Luanda - equipa onde alinham os também portugueses Pedro Pinto e Alexandre Guedes - está confiante numa participação do emblema angolano na competição, mas também assume que a sua equipa terá pela frente um adversário complicado no jogo de sábado, referente à primeira mão dos quartos de final.

«É um orgulho para nós a participação do Petro na primeira edição da African Football League. Vamos lutar com todas as nossas forças para conseguir derrotar o campeão da África do Sul, mesmo sabendo que não vivemos um bom momento internamente pela ausência total de jogos», salientou o treinador português, citado pela sua assessoria de Imprensa.

Mesmo reforçando que o foco do Petro está na conquista do tricampeonato angolano, Alexandre Santos não esconde o prestígio de jogar a competição internacional: «Estamos muito focados e decididos a mostrar a toda a África que somos uma boa equipa, que pratica um bom futebol, que tem muita ambição e que lutará até ao último minuto para avançar neste incrível e difícil desafio.»

Alexandre Santos tem feito um percurso altamente meritório ao leme do conjunto angolano

Além do Petro de Luanda, vão também participar nesta estreia da African Football League o Al Ahly (Egipto), o Espérance de Tunis (Tunísia), o Wydad Casablanca (Marrocos), o Enyimba (Nigéria), o Mazembe (RD Congo), o Mamelodi Sundowns (África do Sul) e o Simba (Tanzânia).

A competição serão disputada entre 20 de outubro e 11 de novembro, sendo que todas as partidas vão ser jogadas a duas mãos (quartos de final, meias-finais e final). O Petro recebe, então, o Mamelodi Sundowns no próximo sábado, às 16.30 horas, em Luanda.

0